Mortes 20/09/2024 16:41

Yale tem curso de filosofia online grátis que ajuda a entender a morte

Curso ministrado no campus de universidade americana está disponível de forma gratuita no YouTube, e contém 26 aulas que estimulam reflexões sobre a mortalidade humana.

Será que gostaríamos de ser imortais? É possível que a vida não termine com a morte?

O que, de fato, significa morrer?

Essas questões aparecem em um curso aberto da Universidade Yale, nos Estados Unidos, que pretende ajudar as pessoas a lidar com a morte — não apenas quanto ao luto, mas em relação a sua inevitabilidade. Dividido em 26 aulas, todo o material pode ser acessado de forma gratuita no YouTube.

As aulas contam com reflexões sobre suicídio, questionando se o ato é moralmente permissivo e racional, e sobre como a ciência de que vamos morrer afeta nossa vida cotidiana.

Elas fazem parte de um curso ministrado em 2007 no campus da universidade, e foram disponibilizadas de forma gratuita na internet.

“Essa é uma aula sobre morte. Mas é uma aula de filosofia”, lembra o professor de Yale e filósofo Shelly Kagan no início da aula introdutória.

“A primeira metade do curso vai se preocupar com questões sobre a natureza da morte. O que acontece quando morremos? Para chegar a essa questão, a primeira coisa que temos que pensar é: o que somos?”, continua.

Na segunda metade do curso, o professor trata de “questões de valor”. “Se a morte é o fim, a morte é ruim?”, exemplifica Kagan. “Se depois da minha morte eu não existirei, como algo poderia ser ruim para mim? Como algo poderia ser ruim para uma coisa que não existe?”

Para assistir às aulas, é possível habilitar legendas em português.

A aula introdutória pode ser assistida no vídeo a seguir, que está inserido em uma lista de reprodução com as demais palestras do curso. Bons estudos!

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista