Crânios reconstruídos de neandertais em exibição de museu
Ciência já sabia do encontro entre espécies, mas localização era mistério (Imagem: frantic00/Shutterstock)

Homo sapiens e Neandertais se encontraram há milhares de anos

A ciência já sabia que os Homo sapiens e Neandertais haviam se encontrado em algum ponto da história. O Olhar Digital reportou, por exemplo, que as espécies começaram os cruzamentos entre si há cerca de 47 mil anos.

Isso teria acontecido quando os humanos saíram da África e encontrado outros povos. A pesquisa deste mês pontuou exatamente onde: na Cordilheira de Zagros, região na atual fronteira entre Irã e Iraque.

Segundo o arqueólogo Saman Guran, da Universidade de Colônia (Alemanha) e líder do estudo, a hipótese é que a cordilheira tenha servido como um tipo de corredor para as duas espécies. No caso, os Homo sapiens iam para o norte e o Homo neanderthalensis para o sul.

Imagem mostra região onde Homo sapiens e Neandertais se encontraram (Imagem: Guran et al., Scientific Reports , 2024)

Como a descoberta foi feita

Para chegar nessa conclusão, os pesquisadores utilizaram uma combinação de dados genéticos, arqueológicos, topográfico e ecológicos:

• A equipe analisou a Caverna Shanidar, onde restos mortais de 10 Neandertais foram encontrados. Evidências arqueológicas também já haviam indicado que a espécie que deu origem aos humanos ingressou na Ásia através do sudoeste entre 120 e 80 mil anos atrás, período que coincide com uma das ondas de cruzamentos;
  • Outros dados sugeriram que a Cordilheira de Zagros tinha condições ideais para a sobrevivência de ambos Homo sapiens e Homo neanderthalensis, como uma mistura de habitats frios (característico dos Neadertais) e quentes (dos humanos modernos), e diversidade de recursos para abrigo;
  • Guran explicou que regiões de fronteira, como a cordilheira, são importantes na biologia, pois servem como refúgios para espécies em ambientes glaciais;
  • Para completar, os pesquisadores encontraram semelhanças entre as características faciais dos Neandertais e Homo sapiens na região.

Nova perspectiva sobre relação entre Homo sapiens e Neandertais

Além de finalmente pontuar onde os Homo sapiens e Neandertais se encontraram pela primeira vez, e iniciaram os cruzamentos tão estudados na ciência, o estudo atual levanta uma questão importante.

Se já encontramos DNA Neandertal no DNA de humanos modernos, por que não encontramos DNA de Homo sapiens nos Neandertais?

A pesquisa tem algumas hipóteses: pode ser devido à escassez de espécimes de DNA dos Homo neanderthalensis para análise ou pela raridade de trocas genéticas bem-sucedidas no caso dos Neandertais.

Guran e a equipe encorajaram arqueólogos iranianos a seguirem na investigação da região, em busca de ainda mais explicações sobre os humanos e nossos antepassados.