Saúde 18/09/2024 04:31

Casa Durval Paiva participa da campanha nacional “De Olho nos Olhinhos” no dia 21 de setembro

Criada por Daiana e Tiago Leifert, pais da Lua, diagnosticada com retinoblastoma em estágio avançado, campanha visa que crianças sejam diagnosticadas o mais cedo possível e tenham mais chances de cura. História relembra caso de Fernando Campos, que inspirou a fundação da Casa Durval Paiva_

No dia 21 de setembro, a Casa Durval Paiva participará da campanha nacional “De Olho nos Olhinhos”, criada por Daiana Garbin e Tiago Leifert, pais da Lua, diagnosticada com retinoblastoma em estágio avançado nos dois olhos, aos 11 meses.

Eles, que nunca tinham ouvido falar da doença, criaram a campanha de conscientização, para que as crianças sejam diagnosticadas o mais cedo possível e tenham mais chances de cura.

A ação acontecerá no 1º piso do Midway Mall, ao lado da C&A, das 10h às 22h, os frequentadores serão sensibilizados e orientados sobre a importância do conhecimento acerca do retinoblastoma e do diagnóstico precoce, através de ações interativas para familiares e crianças, vídeos, tira-dúvidas com alunos de medicina e oncologistas pediátricos, numa parceria da Liga Contra o Câncer, Casa Durval Paiva, Liga acadêmica de pediatria da UFRN (LAPED) e Liga acadêmica de oftalmologia da UFRN (LAOF).

O enredo da história relembra o caso de Fernando Campos, filho de Rilder Campos, que deu origem à fundação da Casa Durval Paiva, em Natal. Em 1994, o pequeno Nando, com 1 ano e meio de idade, começou a apresentar uma mancha branca em seu olho.

Logo, ele foi encaminhado para um acompanhamento médico, que, após algumas hipóteses, recebeu o diagnóstico de câncer infantil, retinoblastoma, um tumor ocular que acomete crianças entre 0 e 5 anos.

Fernando conseguiu a cura, contudo, o diagnóstico tardio fez com que ele perdesse seus dois olhos, mas o que poderia ser motivo de tristeza e abatimento, funcionou como força motriz, para o início de um projeto de solidariedade, onde crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social são atendidos com dignidade e esperança de dias melhores.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), há entre 200 a 250 casos novos, por ano, no Brasil, e até 8 mil no mundo. A grande preocupação é o diagnóstico tardio.

Conheça o trabalho da Casa Durval Paiva, acesse www.casadurvalpaiva.org.br ou @casadurvalpaiva. Acompanhe, compartilhe e ajude a salvar vidas!

Fonte e foto: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista