Um dos mais tradicionais bairros e Natal foi homenageado na tarde desta segunda-feira (16), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
Por iniciativa do deputado licenciado Adjuto Dias (MDB), o Legislativo realizou uma Sessão Solene em homenagem aos 307 anos do Bairro das Quintas.
A solenidade foi presidida pelo deputado Isaac da Casca (MDB), que substitui Adjuto Dias no Parlamento.
Antigo caminho de Natal para Macaíba, as Quintas era uma região de sítios e fazendas, mas que sempre teve uma cultura efervescente. Segundo Câmara Cascudo, o lugar era conhecido por “festas compridas e gostosas como cana-de-açúcar”.
O deputado Adjuto Dias, em sua proposta para a solenidade, também enalteceu a história do bairro, que se entrelaça com o desenvolvimento da cidade.
“É impossível se falar das Quintas sem mencionar seu papel como centro cultural de entretenimento. Foi em seus domínios que surgiram as primeiras escolas de samba e quadrilhas juninas de Natal. Este é um lugar que, apesar dos desafios, sempre se reinventou. Essa solenidade é uma forma de reconhecer o trabalho daqueles que contribuíram e contribuem para a história do bairro”, explicou o deputado licenciado Adjuto Dias.
Durante a solenidade, pessoas e empresas que fizeram e fazem parte da história das Quintas foram homenageadas, pela Casa, em solenidade que contou ainda com apresentação da Orquestra Ferreira Itajubá executando o hino do bairro.
Falando em nome dos homenageados, Gutemberg Laurino Martins enalteceu o papel das Quintas na história de Natal e conclamou a sociedade a olhar com carinho para a região.
“Nós dizemos que, das Quintas, você vai para qualquer lugar de Natal. É um lugar histórico, que ajudou muito nossa cidade historicamente. Foi um bairro de jovens lutadores. A Assembleia Legislativa, pela terceira vez homenageia as Quintas e traz ao nosso bairro o reconhecimento àqueles que ajudam a população e que realmente merecem a homenagem. Sou grato em ver tudo isso. Temos que ter representantes do bairro e os jovens que aqui estão, mantêm acesa a chama da luta e da vitória. Enquanto existir jovens nas Quintas que lutam por ela, essa chama nunca vai acabar”, disse o homenageado.
|