Saúde 16/09/2024 13:33

Cientistas descobrem anticorpo que protege contra todas variantes da Covid-19

A equipe isolou um anticorpo plasmático chamado SC27, de um único paciente. Ao longo de vários anos de pesquisa, o grupo conseguiu obter uma sequência molecular exata do anticorpo.

Um anticorpo recém descoberto por pesquisadores da Universidade do Texas (UT), Estados Unidos, pode ajudar no desenvolvimento de novas vacinas ao proteger contra todas as variantes do SARS-CoV-2, vírus que causa a Covid-19.

Agora, ele pode ser “fabricado” em uma escala maior, aperfeiçoando ainda mais os tratamentos.

Os anticorpos se ligam a uma parte do vírus chamada proteína spike, essa por sua vez, atua como um ponto chave para o vírus se fixar e infectar as células do corpo. Ao bloquear a proteína spike, os anticorpos previnem essa interação, logo, a infecção não ocorre.

O estudo

A tecnologia usada para isolar o anticorpo foi a Ig-Seq e ofereceu aos pesquisadores uma visão mais detalhada da resposta do corpo humano à infecção e à vacinação.

“Um objetivo desta pesquisa, e da vacinologia em geral, é trabalhar em direção a uma vacina universal que possa gerar anticorpos e criar uma resposta imune com ampla proteção contra um vírus de rápida mutação”, explicou Will Voss, recém-formado em doutorado em biologia celular e molecular na Faculdade de Ciências Naturais da UT.

Com o SC27 isolado, foi possível observar que o anticorpo reconhece as diferentes características das proteínas spike em diversas variantes da Covid-19.

Imunidade híbrida

Além de descobrirem o SC27, os cientistas da UT avançaram na chamada imunidade híbrida.

A imunidade híbrida é a combinação de infecção e vacinação, que juntas, conseguem oferecer uma maior proteção ao corpo.

Quando comparada com apenas a infecção ou vacinação isoladamente, a imunidade híbrida aparentou ser mais segura.

Novos tratamentos

Segundo Jason Lavinder, professor assistente de pesquisa no Departamento de Engenharia Química McKetta da Escola de Engenharia Cockrell, a descoberta do SC27 abre muitas portas.

“A descoberta do SC27 e de outros anticorpos semelhantes no futuro nos ajudará a proteger melhor a população contra as variantes atuais e futuras da COVID”, explicou.

A pesquisa foi publicada na Cell Reports Medicine e o grupo da UT entrou com pedido de reconhecimento de patente para o novo anticorpo.

O SC27 conseguiu reconhecer a poteína spike de todas as variantes. Foto: Reprodução/UT News.

Deu em Sónotíciaboa