Assembleia 25/07/2024 07:26

Assembleia do RN facilita emissão da nova Carteira de Identidade Nacional para servidores

Os servidores aprovaram a iniciativa. Ana Lígia Pessoa Sampaio, da Divisão de Arquitetura e Engenharia da ALRN, aproveitou a oportunidade para atualizar a documentação.

Na manhã desta quinta-feira (25), os servidores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) tiveram a oportunidade de dar entrada na emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Com a documentação necessária em mãos, eles realizaram todas as etapas do procedimento, como a coleta de informações e digitais, assinatura e fotografia do requerente.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a ALRN e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN), através da Coordenadoria de Gestão de Pessoas.

“Essa é uma oportunidade para os servidores que querem renovar a carteira de identidade, que agora é uma carteira nacional, junto ao ITEP”, afirmou Thyago Cortez, coordenador de Gestão de Pessoas da ALRN. Segundo ele, a procura foi tão grande que uma nova edição já está sendo planejada.

“As vagas disponibilizadas se esgotaram em menos de 10 minutos”, comemorou.

Os servidores aprovaram a iniciativa. Ana Lígia Pessoa Sampaio, da Divisão de Arquitetura e Engenharia da ALRN, aproveitou a oportunidade para atualizar a documentação.

“Eu já deveria ter feito isso, mas não tinha feito ainda pela logística de tempo. Vindo aqui ficou muito mais fácil”, disse.

A iniciativa também foi a oportunidade que a assessora parlamentar Raquel Soares de Lima precisava.

“Já estava querendo fazer [a atualização do documento], a minha identidade é de 1996”, afirmou.

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) tem como objetivo simplificar a identificação dos cidadãos brasileiros.

O documento unifica dados através de um número único, permitindo integração segura entre diversas áreas do governo e facilitando o acesso a serviços públicos. A ação faz parte de uma série de iniciativas que vêm sendo realizadas em diversos órgãos públicos.

Os cidadãos têm até 2032 para substituir o antigo RG pela CIN, que é gratuita e possui períodos de validade definidos conforme a idade.

O documento pode reunir informações da CNH, PIS, Cartão do SUS, Reservista, Identidade Profissional e Carteira de Trabalho.

Fonte e foto: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista