Indústria 09/07/2024 16:20

Empresários celebram cenário positivo da panificação potiguar no Dia do Panificador

Para marcar a celebração, acontece no dia 13 de julho a tradicional Festa do Panificador, quando será lançada a 1ª ExpoPão RN.

Nesta segunda-feira, 8 de julho, celebra-se o Dia do Panificador, data que remete ao Dia de Santa Isabel, padroeira dos panificadores e padeiros.

A indústria de panificação potiguar comemora a data e o cenário positivo para a atividade, com retomada da produtividade e da empregabilidade.

Para marcar a celebração, acontece no dia 13 de julho a tradicional Festa do Panificador, quando será lançada a 1ª ExpoPão RN.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do RN (SINDIPAN-RN), Ivanaldo Maia, ressalta o contexto próspero para a indústria de panificação no estado.

“Desde o fim da pandemia o setor tem crescido, com a expansão de negócios e novos empreendimentos”, afirma.

“Conseguimos perceber esse bom cenário também dentro do SINDIPAN-RN, pois estamos recebendo novos associados interessados pelo associativismo”, acrescenta.

“Temos ainda o bom desempenho da RedePão e projetos para interiorizar as ações do sindicato, com atividades em cidades polo em todas as regiões do estado”, completa Ivanaldo Maia.

Ivanaldo Maia, presidente do SINDIPAN-RN – Foto: Shirley Melo

O presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Mossoró e Região Oeste e Salineira (SINDIPAN), Cesário Melo, enaltece o papel da panificação na sociedade. “Estamos em todas as esferas, desde periferias até bairros nobres, cumprindo a missão de servir o pão de cada dia com excelência”, aponta.

“Continuaremos trabalhando pelo desenvolvimento do setor da panificação e para que continue sendo valorizada, para atingirmos cada vez mais nossos objetivos”, conclui o presidente do SINDIPAN Mossoró.

Cesário Melo, presidente do SINDIPAN Mossoró

O sentimento percebido pelos empresários do setor é reforçado pelos dados analisados pelo Observatório da Indústria Mais RN no projeto SindiMais, realizado em colaboração com a Unidade de Desenvolvimento Industrial da FIERN.

O estudo mostra que a indústria de panificação do estado registrou, em 2023, um total de 5.084 empregos formais, o ponto mais alto da série histórica iniciada em 2012.

A coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias, explica que o objetivo do documento é possibilitar uma estratégia prospectiva para uma expansão da base sindical.

“O SINDIPAN-RN é um sindicato bastante atuante e exemplo de aproveitamento do potencial sindical”, destaca.

“A mensagem é de felicitação ao segmento pelo trabalho de tornar realidade não apenas o potencial de expansão da base de associados, mas também pelos diversos projetos junto às empresas e trabalhadores da indústria de panificação”, completa Ana Adalgisa.

A publicação destaca três fases distintas na série histórica do segmento.

A primeira, abrangendo os anos de 2010 a 2015, quando a indústria de panificação demonstrou períodos de suscetíveis crescimentos no número de pessoas formalmente empregadas. Os anos de 2016 e 2017 representam a segunda fase, marcada por variações negativas significativas na geração de empregos.

A partir de 2018, o setor passou a ter recuperação na empregabilidade. O ano de 2018 marca o início de uma notável recuperação para o setor, representando a terceira fase da análise.

De acordo com o gerente do Observatório da Indústria Mais RN, Pedro Albuquerque, “considerando os dados de empregabilidade de 2023 e adotando uma abordagem prospectiva, podemos analisar que o setor retoma um bom cenário de crescimento, com evolução no número de estabelecimentos e, consequentemente, grande potencial para prospectar novos associados”.

Festa do Panificador e 1ª ExpoPão RN

Para celebrar o Dia do Panificador, o SINDIPAN-RN vai reunir seus associados na tradicional Festa do Panificador. Neste ano, a festa acontece no dia 13 de julho, no Versailles Recepções, em Natal, com shows de Robertinho do Acordeon e da cantora Artenisa Costa.

Na ocasião será lançada oficialmente a primeira edição da ExpoPão do Rio Grande do Norte, feira que acontece nos dias 16 e 17 de outubro deste ano e vai reunir toda a cadeia produtiva de panificação e confeitaria para atualizações sobre as tendências de mercado e rodadas de negócio.

Deu no Portal da Fiern
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista