Ao mesmo tempo, o Instituto Reuters constatou mais uma vez a extensão do fenômeno chamado “fadiga de notícias”, que este ano alcançou seu recorde: 39% dos entrevistados no mundo dizem que evitam notícias frequentemente ou às vezes, superando em três pontos o resultado do ano passado.

O Brasil é um dos que registrou maior aumento.

Relatório mede credibilidade das notícias, acesso e outras tendências globais

O Digital News Report é considerado o mais abrangente e aprofundado retrato do comportamento do público em relação às suas fontes de informação online – do jornalismo tradicional às redes sociais, examinando a situação de países em seis continentes, por meio de pesquisas realizadas pelo instituto britânico YouGov.

Os autores assinalam que os resultados do relatório refletem o que as pessoas dizem, e não necessariamente o que fazem.

Mas é uma importante referência para a indústria de mídia e para quem se interessa pelo papel do. jornalismo na sociedade e na democracia, apontando a percepção do público sobre temas como o papel das mídias sociais no ecossistema de informação, o uso inteligência artificial no jornalismo, a luta contra a  desinformação e a disposição de pagar para se informar.