Alimentos 12/06/2024 08:46

Processo, CPI e conflito de interesse minam leilão de arroz do governo

O leilão para adquirir 300 mil toneladas de arroz foi cercado de polêmicas. Governo anulou a operação e deve publicar novo edital em breve

A novela da importação de arroz pelo governo federal ganhou novo capítulo na terça-feira (11/6), quando foi anunciada a anulação do leilão de compra do produto.

A medida, que tinha potencial de melhorar a popularidade da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acabou sofrendo desgastes após judicialização e suspeitas de irregularidades.

Na última quinta-feira (6/6), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) promoveu leilão que resultou na compra de 263,37 mil das 300 mil toneladas ofertadas inicialmente.

A medida chegou a ser suspensa na véspera, após investida de setores do agro e parlamentares, mas acabou sendo autorizada pela Justiça Federal. A intenção era realizar uma segunda rodada, no próximo dia 13, para adquirir as 36,63 mil toneladas restantes.

Mas as expectativas foram frustradas diante das suspeitas de irregularidades envolvendo o certame. A compra foi questionada por um suposto favorecimento de empresas ligadas a um ex-assessor do secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, Neri Geller.

secretário pediu demissão após o caso.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista