Indústria 05/03/2024 11:10

FIERN vai à maior feira de logística das Américas para apresentar potenciais de cabotagem do Porto de Natal

De acordo com o presidente da FIERN, o evento será uma oportunidade de atrair empresas para operações de cabotagem na capital potiguar.

A Federação das Indústria do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) vai apresentar os potenciais para a navegação de cabotagem no Porto de Natal, durante o Intermodal South America – maior feira de logística, tecnologia, transporte de carga e comércio exterior do continente.

Entre os dias 5 e 7 de março, o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, o diretor 2º secretário, Etelvino Patrício e o vice-presidente Gabriel Calzavara estarão em São Paulo para mostrar o potencial de carga do Rio Grande do Norte para empresas armadoras de diversos países.

De acordo com o presidente da FIERN, o evento será uma oportunidade de atrair empresas para operações de cabotagem na capital potiguar.

“Seguindo nessa missão, nós vamos apresentar às empresas um levantamento do potencial de carga do setor produtivo do Rio Grande do Norte, para deixar claro, em números, qual o potencial do nosso porto”, comenta Serquiz.

Etelvino Patrício, que é também presidente do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do RN (SindRecicla-RN), está otimista quanto à participação no evento.

“A expectativa é das melhores para atrair empresas armadoras a assumirem a operação de cabotagem no Porto de Natal”, afirma.

Ao longo de 2023, a FIERN recebeu representantes de empresas armadoras, como Mercosul Line, Marfret e Log-In, para apresentar o potencial de operação no Porto de Natal.

A expectativa, agora, é ampliar esse debate junto a outras companhias e detalhar a demanda pelo transporte marítimo que existe no Rio Grande do Norte.

Para o debate junto às empresas, durante o Intermodal, a FIERN terá em mãos um estudo, realizado pelo Observatório da Indústria Mais RN, que aponta o potencial de carga que o estado possui.

“Estamos finalizando o estudo junto a empresas de diversos setores produtivos, mas ele já mostra que temos um volume de carga que garante uma linha de cabotagem expressiva, com 2 mil a 2,5 mil contêineres por mês”, destaca Patrício.

“Com isso, queremos impulsionar a produção do nosso estado e o aproveitamento do Porto de Natal, que é um importante equipamento para a competitividade do nosso setor produtivo”, completa.

Também participarão do evento o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico do RN, Silvio Torquato; e o diretor-presidente da Companhia Docas do RN (Codern), Nino Ubarana.

Intermodal South America

Realizada de 5 a 7 de março, na cidade de São Paulo, a Intermodal South America chega à 28ª edição em 2024, sendo reconhecida nacional e internacionalmente por apresentar soluções para toda a cadeia logística, de ponta a ponta.

Neste ano, o evento vai reunir mais de 500 marcas expositoras, de 15 países, dos setores de logística, intralogística, tecnologia, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, abrangendo todos os modais de transporte.

A expectativa é receber mais de 43 mil profissionais durante os três dias de evento.

Deu no Portal da Fiern

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista