Brasil 10/11/2023 08:39

Integrantes do Planalto consideram permanência de embaixador de Israel no Brasil insustentável

Governo, porém, pretende tratar do assunto apenas após a chegada em solo brasileiro do grupo que deve deixar nesta sexta-feira a Faixa de Gaza

Integrantes do Palácio do Planalto disseram à CNN que a permanência do embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, é insustentável.

O governo, porém, pretende tratar do assunto apenas após a chegada em solo brasileiro do grupo que deve deixar nesta sexta-feira (10) a Faixa de Gaza. A informação da liberação dos brasileiros foi adiantada em primeira mão pela analista da CNN Jussara Soares.

Isso porque uma eventual ação do governo brasileiro para retirar o embaixador israelense do Brasil poderia atrapalhar o retorno dos brasileiros.

São três as ideias ventiladas no Planalto.

  • Uma, a de que seja interrompida a interlocução do governo com o embaixador, fazendo com que ele perca na prática sua função no país, forçando o governo de Israel a chamá-lo de volta.
  • Outra, a de pedir a Israel que ele seja retirado.
  • E uma terceira, considerada mais radical, a de expulsar o embaixador.

Zonshine esteve na quarta-feira (8) na Câmara de Deputados com Bolsonaro e parlamentares de direita. Na ocasião, exibiu um filme com imagens do ataque do Hamas no dia 7 de outubro.

Em entrevista à âncora da CNN Raquel Landim, Zonshine afirmou que apenas parlamentares foram convidados.

“Nós convidamos parlamentares, só. Não estive na entrada da [sala de reunião] para saber quem está chegando e quem não está chegando. Não foi nenhum encontro agendado dessa maneira. Não tem nenhuma história aqui. Não tem nenhuma causa política aqui”.

Deu em CNN

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista