Comércio 31/08/2023 20:30

Ceará-Mirim recebe Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher com exames gratuitos

Serviço do Sesc pretende beneficiar mais de duas mil mulheres com exames – preventivos e mamografias – e ações educativas

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher estaciona, a partir da próxima terça-feira, 5, no município de Ceará-Mirim, na Grande Natal, para iniciar o atendimento de mais de 800 mulheres.

Serão ofertados exames preventivos e mamografias, gratuitos à população, além de ações educativas, entre os dias 6 e 27 de setembro. 

Ao todo, serão disponibilizadas vagas para 416 exames preventivos, que podem ser realizados por mulheres com idades entre 25 e 64 anos, e outras 416 vagas para mamografias, destinadas ao público com 50 a 69 anos de idade.

Além disso, a previsão é de beneficiar cerca de 1.200 pessoas com as ações educativas sobre a saúde feminina. 

As inscrições para realizar os exames já estão sendo realizadas diretamente com os agentes de saúde da prefeitura de Ceará-Mirim.

Os documentos exigidos são os originais e as cópias do RG, CPF, comprovante de residência e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). 

A solenidade de inauguração da unidade está marcada para as 19h, na terça-feira, 5, na Praça de Vagos (Av. Luís Lopes Varela, nº 1582, Ceará Mirim). Após o evento, também serão realizados alguns agendamentos, com vagas limitadas. 

Com mais de dez anos de atuação no estado, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher é um projeto pioneira no âmbito nacional, e já realizou mais de 85 mil exames desde o início de sua atuação, sem falar nas mais de 220 mil pessoas impactadas pelas ações de educação em saúde que também são realizadas ao longo do período em que a unidade fica instalada nos municípios.

O projeto é considerado uma importante ferramenta na prevenção e combate ao câncer no RN, com reconhecimento de diversos órgãos, tendo passado por 43 municípios em 68 instalações. 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no país, e em terceiro lugar está o do colo do útero.

Somente no Rio Grande do Norte, foram estimados cerca de 1420 novos casos dessas doenças para este ano de 2023. Esses dados reforçam e motivam o funcionamento da unidade Móvel Sesc Saúde Mulher ao longo de todo o ano. 

Fonte e foto: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista