Governo do Estado 28/04/2023 07:45

Mecanização da agricultura familiar é tema de reunião entre o Governo do RN e MDA

A instalação no Nordeste de uma fábrica de máquinas de pequeno porte facilitará o trabalho dos agricultores e vai fomentar a economia local

A governadora Fátima Bezerra e o secretário Alexandre Lima, da Sedraf, que coordenam a Câmara Temática da Agricultura Familiar no âmbito do Consórcio Nordeste, receberam nesta quinta-feira (27), Fernanda Machiavel, secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Para tratar da viabilidade de instalação de uma fábrica de maquinário agrícola de pequeno porte, adaptado à realidade da agricultura familiar do Nordeste brasileiro.

“De fato, a vinda dessa fábrica para o Nordeste será extraordinária e estamos muito empenhados em trabalhar para que ela venha para o Rio Grande do Norte. O grande atrativo é o fomento que vai existir e o desenvolvimento dessa área de agricultura familiar na região. Local para a instalação e políticas de incentivo já temos”, afirmou a governadora Fátima Bezerra na reunião, que também destacou o resultado da missão da comitiva do RN na China, entre os dias 11 e 19 de abril, onde foi iniciado um diálogo para parceria de instalação na região Nordeste, com tecnologia chinesa, mas que teria como principal característica a utilização de aproximadamente 80% de peças e insumos fabricados no Brasil.

Segundo Fernanda Machiavel, “60% dos recursos para fábricas com esses maquinários vão atualmente para a região sul e precisamos trazer o acesso a esses equipamentos também para o Nordeste. É importante fortalecer a política de industrialização para trazer investimentos externos, este será um grande avanço”.

Alexandre Lima, titular da Sedraf, reforça que “existem maquinários de pequeno porte no Brasil, que ficam realmente concentrados no sul e sudeste e com poucas empresas fabricantes. A ideia da parceria com as fábricas chinesas será ideal, mas esse processo demanda um certo tempo. Por isso, vamos iniciar um projeto piloto aqui no estado, para que sejam adquiridas as máquinas que já existem, desenvolvendo estratégias mais nacionalizadas”.

As máquinas de pequeno porte são chamadas de “poupadoras de mão de obra”, como é o caso de motocultivadores, microtratores, roçadeiras, plantadeiras e semeadeiras, que possibilitam a inserção de mulheres e jovens na atividade laboral do manejo com a terra, e terão o papel fundamental de contribuir para fixar toda a família agricultora no campo.

Fonte e foto: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista