Cidades 28/04/2023 09:50

Hospital Municipal de São Gonçalo deverá ser entregue em 2024

Com obras iniciadas em junho do ano passado, o Hospital Municipal , com 135 leitos, deve ser concluído em junho de 2024, com investimento total de R$ 42.578,159,95, uma economia de 15,46% em relação ao valor inicial.

Um hospital municipal deve ser inaugurado no próximo ano em São Gonçalo do Amarante, para ampliar a oferta de serviços de saúde na cidade e amenizar a insuficiência de leitos na Região Metropolitana de Natal.

Trata-se de uma unidade geral/especializada, que contará com 135 leitos.

Localizado na Estrada de Guanduba, no Centro da cidade, o equipamento de saúde pública terá mais de 11,2 mil m2 de área construída e um estacionamento público para 156 veículos. 

Com serviços iniciados em junho do ano passado, as obras avançaram e a previsãé de que o hospital seja concluído em  junho de 2024, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

O funcionamento de um novo hospital na Grande Natalvai ajudar a desafogar a alta demanda costumeira da região, segundo a titular da pasta, Aldenisia Albuquerque. 

A obra vai ter investimento total de R$ 42.578.159,95, uma economia de 15,46% em relação ao valor inicial, de acordo com a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante. Os serviços de construção do hospital são tocados pela empresa vencedora do contrato, a Comtérmica – Comercial Térmica LTDA. 

Com a conclusão da obra desse hospital estaremos oferecendoaos munícipes de São Gonçalo do Amarante e região atendimento de excelência desde a realização de exames até procedimentos cirúrgicos para melhorar cada vez mais a vida das pessoas, que sejam atendidas perto de suas casas no intuito de promover a cura de algumas doenças e salvar vidas, contextualizou a secretária de Saúde. 

A unidade hospitalar terá atuação nas áreas clínicas de cirurgia geral, clínica médica, clínica obstétrica e clínica pediátrica, leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, sendo 2 isolamentos, leitos de UTI pediátrica e leitos de Unidades de Cuidados Intensivos Cardíacos (UCIc),

Ainda terá um bloco cirúrgico, leitos de pós-operatório, centro obstétrico, serviço de apoio de diagnóstico e tratamento (SADT), com raio- x, Eletrocardiograma, ultrassonografia, mamógrafo, laboratório de análises clínicas, agência transfusional, lactário, setores de apoio logístico para área administrativo, descanso de profissionais, coordenações de divisão de serviços, serviço de nutrição e dietética com refeitório para funcionários. 

Em relaçãà porta de entrada do hospital, serão atendidos pacientes adultos e pediátricos nas clínicas médica e obstetra de urgência; já na clínica cirúrgica serão realizados procedimentos eletivos. 

No pronto socorro, teremos área para sala de estabilização, sala para pequenas cirurgias, áreas de observação adulto e pediátrico contendo postos de enfermagem, com recepções distintas com locais específicos para registro/admissão e classificação de risco, detalhou Aldenisia Albuquerque. 

O novo hospital também contará com uma ala universitária, para estudantes da área da saúde. O lo- cal vai abrigar salas de aulas, biblioteca, auditório, lanchonete, entre outros espaços. 

À época da assinatura do contra- to para construção do hospital, o prefeito Eraldo Paiva destacou a importância desse equipamento para saúde pública do município e da região. 

Essa ação vem no momento em que o povo brasileiro reconhece a importância doSUS [Sistema Único de Saúde] para a saúde pública do País. E esse equipamento vai fortalecer o SUS em SãoGonçalo, na RegiãoMetropolitana de Natal e no RN, disse a secretária municipal de Saúde. 

Fonte: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista