Música 23/04/2023 09:00

Dia de Pixinguinha: choro é celebrado pelo país neste domingo (23)

23 de abril é comemorado, desde 2000, como a data para celebrar um dos gêneros musicais mais importante do país

O próprio Pixinguinha não sabia exatamente em que dia do ano nasceu, como admitiu em entrevista ao jornalista Muniz Sodré na década de 1970.

Sabia, sim, que nascera no Catumbi, zona central do Rio de Janeiro, em 1898, e que já era tão importante para a música brasileira àquela altura que tinha uma cadeira cativa com seu nome no bar em que respondeu às perguntas naquele dia.

Convencionou-se que Pixinguinha nascera em um 23 de abril como este domingo, e desde 2000 se comemora, por essa razão, o Dia Nacional do Choro –gênero brasileiro por excelência e celebrado por todo o país hoje.

Pesquisa feita pelo músico Alexandre Dias revelou, anos após a consagração da data de celebração do gênero, que, na verdade Pixinguinha teria nascido no dia 4 de maio –numa prova de que nem a data, nem a exata definição do porquê o choro se chama choro estão claras.

Como soa, no entanto, é mais fácil de entender: violão, sopros, pandeiro, cavaquinho –a instrumentação básica que embala de Brasileirinho, de Waldir Azevedo, ao Carinhoso, de Pixinguinha, para ficar em dois choros que resumem o Brasil.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista