Quem diria uma tradição de família, passada por gerações, e com um imenso valor afetivo virou um negócio lucrativo!
Aos 56 anos, a empresária Anna Beatriz Londres, do Rio de Janeiro, relembra que a fabricação de colônias em casa desde sempre.
Foi aí que ela percebeu que esta “herança” familiar seria uma oportunidade rara de empreender.
Depois de anos dedicados à família, Anna Beatriz investiu R$ 500 na compra de algumas essência e começou a fabricar os próprios perfumes. No início, ela lembra que vendia as colônias na escola dos filhos. Mas, percebendo a aceitação, ela se organizou e lançou, há 10 anos, a própria marca.
Atualmente a empresária comemora o sucesso da Be. Colônias em 2000, que vem faturando mais de R$ 3 milhões por ano! Magnífico!
Conexão com os aromas
Anna explicou ue a família sempre teve essa “conexão com cheiros”, o que facilitou para ela na criação das primeiras colônias.
Como não tinha uma clientela, passou a oferecer os perfumes na escola dos filhos e fazia o maior sucesso.
“As mães dos colegas deles gostavam do cheiro e passaram a encomendar”, contou.
Nova carreira
Anna, que antes de ter os filhos trabalhava em lojas de design de interiores. Mas com o tempo, não se via mais na antiga profissão e, mesmo com poucos recursos, decidiu que continuaria a produzir os perfumes.
E deu muito certo!
Com os filhos Luiz Fernando Couto, responsável pelo setor de vendas e marketing, e Luiz Roberto Couto, responsável pelo setor administrativo-financeiro, Anna Beatriz organizou o negócio e os três são sócios da empresa há 10 anos.
A marca, que já tinha certificações da Anvisa em 2005, passou a ser vendida em perfumarias e a ser produzida por fábricas terceirizadas.
“A ideia é entregar uma colônia com aroma de banho, que fica no banheiro de casa e todos os familiares usam”, afirma ela. “Os produtos são sem gênero”, completa Luiz Roberto.
Empresa de sucesso
Atualmente a Be. Colônias está presente em 200 pontos físicos em todo o país, entre farmácias e perfumarias, e tem um e-commerce próprio lançado no início de 2020. Embora tenha tido um aumento nas vendas diretas ao consumidor final durante a pandemia, essa categoria representa atualmente 10% da receita da empresa.
Para expandir ainda mais o portfólio, a Be. Colônias está trabalhando no lançamento de uma linha de aromatizadores para casa, prevista para o segundo semestre deste ano.
A empresa tem como objetivo crescer em regiões onde ainda não possui muitos pontos de venda, como o Norte e Nordeste.
“Vamos lançar no segundo semestre. Muitas pessoas próximas e clientes pediam. Estamos apostando nesse novo produto”, finalizou Luiz Fernando.
Segundo família fundadora, fragrâncias são desenvolvidas para agradarem todos os públicos, com sensação de frescor — Foto: Divulgação
Deu em PEGN.