Combustíveis 19/02/2023 09:00
Depois do Inmetro testar 700 modelos, confira os 10 carros que mais gastam combustível no Brasil
Ranking elaborado pelo Inmetro traz informações sobre eficiência energética e consumo de mais de 700 modelos
O documento mostra informações sobre eficiência energética, consumo, autonomia e emissão de gases de todos os carros de passeio, picapes e utilitários a venda no Brasil.
Vale lembrar que, desde a publicação da Portaria Inmetro Nº 377/2011, os modelos a combustão já trazem os valores na etiqueta e nas divulgações devidamente ajustados para refletir o uso cotidiano em quilometragem por litro (km/l).
A CNN já trouxe a lista dos 10 carros mais econômicos deste ranking.
Agora, confira a outra ponta, os 10 modelos que mais gastam combustível:
Segundo o engenheiro mecânico Denis Marum, o consumidor deve saber que há veículos que consomem combustíveis diferentes um do outro em função da potência do motor, do peso do carro e da relação câmbio e motor.
Marum explica que as montadoras vivem nessa briga para ver qual carro faz mais quilômetro por litro, mas, se o motorista não cuida e não mantém a manutenção do veículo em dia, o selo que ele traz acaba não valendo muito.
“O motorista que não sabe cuidar do carro e não sabe dirigir corretamente, vai nivelar seu veículo de selo A com um de selo E”, ressalta.
O engenheiro conta que, em um teste realizado em que participou, junto com outros profissionais, conseguiram medir a eficiência energética dependendo de quem estava dirigindo.
“Tiveram motoristas que consumiram até 40% a mais de combustível devido à maneira de dirigir. Outro resultado da pesquisa mostrou que carros com manutenção em dia consomem 30% menos do que os sem manutenção”.
De acordo com Marum, se o motorista não faz revisão, deixa a suspensão com folga, as rodas desalinhadas, desbalanceadas, não troca a vela, enfim, o carro acaba gastando muito mais combustível.
“Ele não gasta para fazer a revisão, mas, por outro lado, acaba gastando no consumo de combustível. Calibragem de pneus é outro item importantíssimo. Toda vez que o motorista vai abastecer, tem que calibrar”, orienta.
10º Lugar – Volkswagen T-Cross, modelo highline 250TSI automático, motor 1.4-16V. Na autonomia urbana, faz 8,2 km/l com etanol e 10 km/l com gasolina. Na estrada, quando abastecido com etanol faz 11,8 Km/l, e com gasolina, 14,2 Km/l. Selo C
Crédito: Divulgação
9º Lugar – Chevrolet Onix, versão 10TAT RS (produzidos até Jan/23), motor 1.0T – 12 V. Na cidade, faz 8,2 km/l com etanol e 9,8 km/l com gasolina. Na estrada, faz 11,7 km/l no etanol e 13,9 km/l na gasolina. Selo C
Crédito: Divulgação
8º Lugar – Nissan Versa, modelo Sense, motor 1.6-16V – Na cidade, faz 8,1 Km/l com etanol, e com gasolina 9,9 Km/l. Na estrada, abastecido com etanol, faz 11,5 Km/l, e com gasolina, 14,1 Km/l. Selo C
Crédito: Divulgação/ Nissan
7º Lugar – VW Virtus, modelo GTS 250TSI automático, motor 1.4-16V. Na cidade faz 8,8 km/l no etanol e 10 km/l na gasolina. Na estrada faz 11,9 km/l com etanol e 14,7 km/l na gasolina. Selo C
Crédito: Divulgação
6º Lugar – VW Polo, modelo GTS 250TSI automático, motor 1.4-16V. A autonomia urbana é de 8 km/l no etanol e 10 km/l na gasolina. Já na autonomia de estrada, faz 11,6 km/l no etanol e 14,2 km/l na gasolina. Selo C
Crédito: Divulgação
5º Lugar – Nissan Versa, modelo Advanced, motor 1.6-16V. Na cidade, faz 7,9 km/l com etanol e 10,2 km/l com gasolina. Na estrada, faz 11,5 km/l no etanol e 14,7 km/l na gasolina. Selo C
Crédito: Divulgação
4º Lugar – Honda HR-V, modelo Advance, motor 1.5T-16V. Na cidade, faz 7,9 km/l com etanol e 8,8 km/l com gasolina. Na estrada, faz 11,3 km/l no etanol e 12,6 km/l na gasolina. Selo C
Crédito: Divulgação
3º Lugar – Peugeot 208, modelo Allure AT, motor 1.6-16V. Na autonomia urbana, faz 7,7 km/l com etanol e 9,1 km/l com gasolina. Na estrada, quando abastecido com etanol faz 11,1 Km/l, e com gasolina, 12,9 Km/l. Selo E
Crédito: Foto: Divulgação
2º Lugar – Renault Logan, modelo ZEN16CVT, motor 1.6 – 16V. Na cidade faz 7,4 km/l no etanol e 8,5 km/l na gasolina. Na estrada faz 10,7 km/l com etanol e 12,2 km/l na gasolina. Selo D
Crédito: Divulgação
1º Lugar – Chevrolet Spin, modelo 1.8L AT LTZ5, motor 1.8L – 8V. Na cidade, faz 6,9 km/l com etanol e 8,6 km/l com gasolina. Na estrada, faz 9,8 km/l no etanol e 12,3 km/l na gasolina. Selo E
Crédito: Foto: Divulgação
Saber o consumo de combustível de um carro é um fator determinante na hora da compra. Um modelo que gasta muita gasolina ou etanol, passa a pesar no bolso do motorista com o tempo.
E para orientar o consumidor referente ao gasto energético do carro, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), coordenado pelo Inmetro, divulgou no início deste mês a nova tabela de 2023, que indica quais carros gastam mais e quais gastam menos no Brasil.
O documento mostra informações sobre eficiência energética, consumo, autonomia e emissão de gases de todos os carros de passeio, picapes e utilitários a venda no Brasil.
Vale lembrar que, desde a publicação da Portaria Inmetro Nº 377/2011, os modelos a combustão já trazem os valores na etiqueta e nas divulgações devidamente ajustados para refletir o uso cotidiano em quilometragem por litro (km/l).
A CNN já trouxe a lista dos 10 carros mais econômicos deste ranking.
Agora, confira a outra ponta, os 10 modelos que mais gastam combustível:
Segundo o engenheiro mecânico Denis Marum, o consumidor deve saber que há veículos que consomem combustíveis diferentes um do outro em função da potência do motor, do peso do carro e da relação câmbio e motor.
Marum explica que as montadoras vivem nessa briga para ver qual carro faz mais quilômetro por litro, mas, se o motorista não cuida e não mantém a manutenção do veículo em dia, o selo que ele traz acaba não valendo muito.
“O motorista que não sabe cuidar do carro e não sabe dirigir corretamente, vai nivelar seu veículo de selo A com um de selo E”, ressalta.
O engenheiro conta que, em um teste realizado em que participou, junto com outros profissionais, conseguiram medir a eficiência energética dependendo de quem estava dirigindo.
“Tiveram motoristas que consumiram até 40% a mais de combustível devido à maneira de dirigir. Outro resultado da pesquisa mostrou que carros com manutenção em dia consomem 30% menos do que os sem manutenção”.
De acordo com Marum, se o motorista não faz revisão, deixa a suspensão com folga, as rodas desalinhadas, desbalanceadas, não troca a vela, enfim, o carro acaba gastando muito mais combustível.
“Ele não gasta para fazer a revisão, mas, por outro lado, acaba gastando no consumo de combustível. Calibragem de pneus é outro item importantíssimo. Toda vez que o motorista vai abastecer, tem que calibrar”, orienta.
Descrição Jornalista
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