Governo do Estado 17/02/2023 05:00
Governo do RN e empresas chinesas entregam dessalinizadores em João Câmara
Ao todo foram investidos R$ 8 milhões em equipamentos instalados em comunidades indígenas de João Câmara
O Governo do estado participou nesta quarta-feira (16) da cerimônia de entrega do sistema de dessalinização Irmã Terezinha Tesseles Galles, localizado na cidade de João Câmara, e que beneficiará com água potável três comunidades indígenas onde vivem cerca de 3 mil pessoas.
O complexo foi construído pelas empresas chinesas CPFL Renováveis e State Grid, como forma de compensação social. A governadora Fátima Bezerra esteve presente na cerimônia, ressaltando a parceria entre Brasil e China, e a vocação do estado para a exploração de energias renováveis.
As duas empresas operam na Região do Mato Grande na exploração de energia eólica.
O Governo do estado compõe a parceria chino-brasileira cuidando do funcionamento dos dessalinizadores. A prefeitura de João Câmara também irá colaborar.
“Essa iniciativa se insere no contexto que o governo do Estado tem trabalhado muito com as empresas que aqui chegam. Não é apenas compensação ambiental, mas a compensação do ponto de vista social. Nossa expectativa é ampliar parcerias como esta, trazer desenvolvimento com inclusão social, geração de emprego e cidadania para nosso povo”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.
A cerimônia foi realizada na comunidade de Serrote de São Bento, uma das beneficiadas com o projeto. As outras duas são Amarelão e Santa Terezinha.
Assim como outros distritos rurais do estado, estas comunidades sofriam há décadas sem acesso à água potável.
Ciente desta situação e envolvida com as questões das comunidades nas quais está inserida, a State Grid (estatal chinesa que é maior empresa de serviço de utilidade pública do mundo) e a CPFL Renováveis (empresa do Grupo CPFL Energia), em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, investiram R$ 8 milhões em obras no projeto de dessalinização.
“Este projeto dá uma importante contribuição para o desenvolvimento de Serrote de São Bento, Amarelão e Santa Terezinha, comunidades indígenas em João Câmara, com água potável para o consumo e atividades domésticas de mais de 800 residências”, afirma Gustavo Estrella, presidente do Grupo CPFL Energia.
A State Grid dá grande importância ao desenvolvimento sustentável e toma a iniciativa de assumir responsabilidades sociais.
“A segurança hídrica diz respeito à dignidade, saúde, sobrevivência e igualdade. Este projeto é o maior em dessalinização construído e doado pela State Grid fora da China, que tem um significado importante em contribuir com o bem-estar da população local e levar dignidade para os moradores”, reforça Mr. Daobiao Chen, presidente do Conselho de Administração do Grupo CPFL Energia.
“Temos como pilar importante no Grupo as ações com comunidades e este projeto reforça nosso posicionamento com as iniciativas voltadas à ESG. Contamos com a expertise em tecnologia e inovação da State Grid para implantar um sistema de dessalinização altamente eficiente”, reforça Estrella.
O embaixador da China no Brasil, Mr. Zhu Qingqiao, e a cônsul-geral da China em Recife, Yan Yuqing, estiveram no Rio Grande do Norte especialmente para o evento e destacaram a amizade que o país asiático mantém há anos com o Brasil, especialmente com o estado potiguar.
“Tudo isso dará um novo impulso à parceria chino-brasileira em todos os planos. Esperamos ver uma interação intensa entre parceiros regionais, autoridades empresariais e organizações não-governamentais, disse o embaixador.
O projeto é composto por um sistema inteligente de abastecimento de água e um sistema de geração de energia fotovoltaica com conexão à rede de energia. Serão 80 mil litros de água dessalinizada por dia e distribuída para três chafarizes de três comunidades através da adutora de 5km.
As obras foram iniciadas em agosto de 2022 e no último dia do ano, foi finalizado o comissionamento do equipamento, que produz água de boa qualidade, sendo um presente de ano novo para as comunidades.
O projeto é composto por um sistema inteligente de abastecimento de água e um sistema de geração de energia fotovoltaica com conexão à rede de energia. Serão 80 mil litros de água dessalinizada por dia.
Fonte e fotos: Assessoria
Descrição Jornalista
Por que os hobbies são importantes para o cérebro?
17/07/2025 19:16
Brasil pede diálogo aos EUA e manifesta indignação com tarifa
17/07/2025 12:37
Médico revela quantidade ideal de banhos por semana para quem tem mais 60 anos e faz um alerta
06/07/2025 11:14 2157 visualizações
Reunião na Governadoria alinha estratégias para implantação da Escola Nacional de Turismo no RN
03/07/2025 04:49 772 visualizações
Obra em apartamento: que alterações exigem aprovação do condomínio?
04/07/2025 10:42 625 visualizações
Oito partidos vão ao STF para garantir derrubada dos decretos que aumentam o IOF
04/07/2025 09:06 615 visualizações
Trump volta a defender Bolsonaro nas redes sociais: “Caça às bruxas!!!”
09/07/2025 10:20 604 visualizações
Lula sugere que Trump se sentiu ameaçado por BRICS e criação de uma nova moeda
11/07/2025 09:05 597 visualizações
Câmara dá aval ao TCU para investigar viagem antecipada de Janja à Rússia
03/07/2025 09:55 575 visualizações
Festival Gastronômico de Martins é aberto com apoio do Governo do RN
12/07/2025 11:10 575 visualizações
Quatro times já estão classificados para a Copa do Mundo de Clubes de 2029: veja lista
14/07/2025 07:14 563 visualizações
Alemanha e França instam UE a negociar com EUA após anúncio de tarifas de Trump
13/07/2025 06:59 541 visualizações