Artes 15/02/2023 11:01
Peritos internacionais concluem que Pablo Neruda foi envenenado
Análise feita nos restos mortais do escritor diz que o poeta chileno não morreu de câncer, como afirma a versão oficial, mas em consequência de uma toxina bacteriana.
Peritos internacionais determinaram que o poeta chileno Pablo Neruda morreu envenenado, há 50 anos, e agendaram para esta quarta-feira (15) a divulgação de um relatório indicando que a bactéria encontrada nos restos mortais do escritor “estava em seu corpo no momento da morte”, ocorrida 12 dias após o golpe militar de 1973, segundo antecipou sua família à agência de notícias EFE.
Esta revelação é a mais recente reviravolta num dos grandes debates do Chile pós-golpe de Estado.
A posição oficial há muito defendida é a de que Neruda morreu de complicações decorrentes de câncer de próstata, mas o antigo motorista do escritor, Manuel Araya, argumentou durante décadas que ele havia sido envenenado.
“Agora sabemos que o ‘clostridium botulinum’ não deveria estar na ossada de Neruda. O que isso significa? Que Neruda foi assassinado, houve intervenção em 1973 por agentes do Estado”, disse Rodolfo Reyes, sobrinho do vencedor do Nobel de Literatura de 1971.
A bactéria, responsável pelo botulismo, foi encontrada em 2017 em um dente de Neruda por outro painel de especialistas, que descartou a versão da ditadura e rejeitou que a causa da morte fosse um câncer de próstata avançado que o acometia desde 1969.
Pablo Neruda (1904-1973) é possivelmente o poeta chileno mais conhecido internacionalmente — Foto: BBC
O clostridium botulinum é um bacilo geralmente encontrado no solo, mas especialistas da Universidade McMaster, no Canadá, e da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, concluíram em um relatório que o microrganismo “não vazou para o cadáver de Neruda de dentro ou ao redor de seu caixão”, mas que estava em seu corpo antes de morrer.
Resta saber como e quem introduziu a toxina botulínica no corpo do autor. “A bala fatal de Neruda foi encontrada, ele a tinha em seu corpo. Quem atirou? Isso veremos em breve, mas não há dúvida de que Neruda foi assassinado. Intervenção direta de terceiros”, enfatizou Reyes.
Grande parte da família de Neruda respalda a versão de Manuel Araya, seu ex-motorista, que sustenta que o poeta foi envenenado por uma injeção no abdômen por um agente secreto do regime que se fez passar por um médico da Clínica Santa María, em Santiago.
“Neruda não estava gravemente doente, só tinha câncer. Andava com dificuldade, sentia dores, mas não estava prestes a morrer”, afirmou à EFE Elizabeth Flores, advogada da família, que atua como autora no caso iniciado em 2011 junto com o Partido Comunista, do qual Neruda era membro.
Por sua vez, Reyes lembrou que o escritor, cujos restos foram exumados em 2013 em seu jardim em Isla Negra, na costa central do Chile, havia planejado viajar para o México alguns dias antes de morrer, aos 69 anos, e que no exílio teria se tornado o “grande adversário” do general Augusto Pinochet.
As conclusões deste novo laudo pericial deveriam ser conhecidas em 3 de fevereiro, mas a audiência foi cancelada duas vezes – primeiro por falhas técnicas e depois por supostos desentendimentos entre os peritos – e remarcada para esta quarta-feira (15).
Descrição Jornalista
Médico revela quantidade ideal de banhos por semana para quem tem mais 60 anos e faz um alerta
06/07/2025 11:14 2150 visualizações
Reunião na Governadoria alinha estratégias para implantação da Escola Nacional de Turismo no RN
03/07/2025 04:49 770 visualizações
Obra em apartamento: que alterações exigem aprovação do condomínio?
04/07/2025 10:42 624 visualizações
Oito partidos vão ao STF para garantir derrubada dos decretos que aumentam o IOF
04/07/2025 09:06 614 visualizações
Trump volta a defender Bolsonaro nas redes sociais: “Caça às bruxas!!!”
09/07/2025 10:20 602 visualizações
Lula sugere que Trump se sentiu ameaçado por BRICS e criação de uma nova moeda
11/07/2025 09:05 593 visualizações
Câmara dá aval ao TCU para investigar viagem antecipada de Janja à Rússia
03/07/2025 09:55 570 visualizações
Festival Gastronômico de Martins é aberto com apoio do Governo do RN
12/07/2025 11:10 570 visualizações
Quatro times já estão classificados para a Copa do Mundo de Clubes de 2029: veja lista
14/07/2025 07:14 557 visualizações
Alemanha e França instam UE a negociar com EUA após anúncio de tarifas de Trump
13/07/2025 06:59 535 visualizações