Luxo 10/02/2023 10:34
Rei das fragrâncias: os 5 perfumes mais famosos de Paco Rabanne
Para além da moda, o designer deixou um legado na perfumaria com fragrâncias que se tornaram best-sellers mundiais, como 1 Million e Invictus
Exatamente uma semana atrás, no último dia 3, o estilista Paco Rabanne morreu aos 88 anos, deixando um legado de inovação e sucesso na moda.
Com mais de quatro décadas de carreira, as roupas futuristas (sua marca registrada, especialmente as com metal) fizeram história e abalaram a indústria conservadora dos anos 1960.
Mas o império de Rabanne não se restringiu aos looks: foi também na perfumaria que o franco-espanhol se consagrou mundialmente – e conseguiu cair nas graças de um público ainda mais abrangente, para além da cena fashion e de alta-costura.
Moda e perfumaria, na verdade, andaram lado a lado por boa parte da vida do designer.
Apenas três anos depois de lançar sua primeira coleção de roupas, Rabanne estreou no mundo das fragrâncias com a feminina Calandre, em 1969.
Disponível até hoje no mercado, o debut tentou se distanciar dos cheiros florais óbvios para trazer uma abordagem mais moderna para as mulheres.
Seu primeiro perfume masculino – o segmento pelo qual mais ficou conhecido nos dias atuais – veio pouco tempo depois, em 1973, com Paco Rabanne Pour Homme.
A partir de então, o estilista lançou sucessivas fragrâncias best-sellers, que se tornaram clássicos ao redor do mundo, conquistaram prêmios e marcaram a indústria pelo vanguardismo, tanto na parte sensorial quanto na estética com frascos icônicos.
Veja a seguir os 5 perfumes mais vendidos e famosos de Paco Rabanne atualmente:
Divulgação/Paco Rabanne
1 Million Eau de Toilette
Lançada há mais de uma década, a fragrância masculina fez (e continua a fazer) um sucesso estrondoso: foi o perfume mais vendido do Brasil no ano passado. De toque amadeirado, com notas de mandarina, rosa e couro, o rótulo levou o prêmio de “Melhor Perfume Masculino” na Annual Fragrance Foundation UK Awards (Fifi Awards) de 2009, conhecida como o Oscar da perfumaria. O frasco, que simula uma barra de ouro, ficou marcante na indústria.
Invictus Eau de Toilette
Com embalagem em formato de troféu, este perfume masculino é, literalmente, um vencedor: em 2014, ele ganhou três categorias no Fifi Awards – melhor fragrância, melhor frasco e melhor campanha publicitária. Seu perfil marinho fresco tem casca de toranja, folha de louro, madeira de Gaïac, âmbar cinzento e patchouli. Com o sucesso, a linha Invictus foi expandida e hoje tem mais outras três fragrâncias.
Olympéa Eau de Parfum
Outro grande sucesso, o Olympéa chegou ao mercado em 2015 para ser um dos protagonistas da linha para mulheres de Paco Rabanne, especialmente como uma contraparte feminina do Invictus.
A aposta nas vendas foi alta, com uma grande campanha mundial de lançamento – que, no fim das contas, se mostrou bem-sucedida. O perfume oriental floral virou um best-seller da marca e hoje tem uma linha com outras seis variações de fragrância, de diferentes intensidades e perfis olfativos.
Lady Million
Com o sucesso de 1 Million, Paco Rabanne lançou em 2010 a versão feminina da fragrância, com jasmim árabe, laranjeira, néroli, laranja amarga, framboesa e um toque de mel.
Assim como seu antecessor, o frasco de Lady Million tem referência no ouro, mas também tira inspiração nos diamantes – a embalagem tem o formato da histórica joia “The Regent”, de 140 quilates, conservada até hoje no Museu do Louvre.
Phantom
Mais recente da lista, este perfume masculino lançado em 2021 se destacou no mercado por sua tecnologia.
Não só porque o frasco é um robô com um chip de aproximação com informações da fragrância (que se conecta ao seu smartphone), mas porque ele foi desenvolvido com a ajuda de inteligência artificial.
A marca utilizou um misto de neurociência, algoritmo e IA para encontrar a combinação perfeita de ingredientes – ao todo, mais de 45 milhões de testes foram feitos até o veredito final.
O resultado é uma fragrância definida como “aromática futurista”, com limão verde, vetiver, lavanda e baunilha. Não à toa, ela levou o prêmio de inovação no Fifi Awards do ano passado.
Deu em Forbes
Descrição Jornalista
Bill Ackman diz que tempo é amigo dos EUA em guerra comercial
27/04/2025 11:17
Defesa de Collor volta a pedir prisão domiciliar, com laudos médicos
27/04/2025 10:10
Litoral Sul Potiguar está no rumo de uma revolução turística
13/04/2025 19:00
Ele está aposentado, mas não larga a profissão
12/04/2025 11:29
80% do Congresso criticam STF por invadir alçada
01/04/2025 11:00
Lula é desaprovado por 53% das mulheres e 64% dos jovens, diz Quaest
02/04/2025 11:56