Indústria 31/01/2023 18:15

Mercadante defende redução dos juros e prioridade para indústria

Presidente do BNDES defendeu mudanças na Taxa de Longo Prazo (TLP) e disse que reindustrialização do país é "absoluta prioridade" do governo

O presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, afirmou nesta terça-feira (31/1) que o governo pretende encaminhar ao Congresso Nacional um projeto de lei que prevê mudanças na Taxa de Longo Prazo (TLP).

A TLP é a taxa de juros utilizada pelo BNDES nos empréstimos concedidos. Sua principal finalidade é adequar os juros do crédito do BNDES aos juros normalmente praticados no mercado. A taxa passou a ser aplicada em todos os contratos firmados pelo BNDES a partir de 1º de janeiro de 2018.

Ao sair de uma reunião na sede da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Mercadante disse que é necessário baixar os juros da economia brasileira e destacou a importância de se buscar a reindustrialização do país.

“Estamos conversando com a Febraban sobre o esforço para reduzir a taxa de juros para esse segmento (da indústria), trabalhando com os bancos privados e reduzindo, para que o pequeno industrial, o lojista e o pequeno empreendimento tenham melhores condições”, disse o presidente do BNDES.

Deu em Metrópoles

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista