Uma pesquisa mostra quais são cidades mais educadas, cordiais e gentis do Brasil.
Adivinha qual venceu? A capital federal, Brasília (DF)!
Depois aparecem, Natal (RN), Curitiba (PR), Campinas (SP), Recife (PE) e Belém (PA).
Foram analisados 15 municípios do país no levantamento.
A pesquisa também quis saber quais cidades brasileiras têm os piores modos, os resultados mostraram que a distração com o telefone é o mais prevalente, fazer muito barulho, não cumprimentar as pessoas, além de assistir vídeos e não dar gorjeta.
No ranking estão Manaus seguida pelo Rio de Janeiro e Belo Horizonte (7,30), que tiveram as classificações mais altas nesse quesito.
“Não é como se todas as pessoas desses lugares fossem rudes e grosseiras, mas podem manter alguns costumes que incomodam os outros no cotidiano”, disse Yolanda Del Peso, especialista em Outreach da Preply.
O estudo também questionou se os entrevistados achavam que os “locais” – pessoas nascidas e criadas em suas cidades – eram mais indelicados do que os não locais ou se ambos eram igualmente rudes.
De acordo com os resultados do estudo, existem apenas cinco cidades com “moradores locais” mais rudes: Porto Alegre, Goiânia, Curitiba, Belo Horizonte e Campinas.
Por outro lado, as cinco cidades onde os não residentes são mais indelicados incluem Natal, Rio, Belém, São Luís e Manaus.
Residentes
A representante da região Centro-Oeste do estudo, Goiânia foi classificada também como o local menos gentil do país, seguida pelo Rio de Janeiro que, segundo seus residentes, pode não ter “encantos mil” .
O Rio de Janeiro foi classificada como a segunda cidade onde as pessoas são mais mal-educadas. Descendo para o Sul, Porto Alegre completa o pódio com 6,50 de média.
Os entrevistados reclamaram que as pessoas são muito barulhentas nas ruas e se distraem facilmente ao celular. Tambpem ouve críticas à pouco importância dada a estranhos, caso de Porto Alegre. Por exemplo, esbarrar em uma pessoa sem querer e esquecer de pedir desculpas.
São Paulo, a maior metrópole do país, conhecida pela impaciência e pressa dos moradores.
Veja o ranking das cidades mais educadas do Brasil:
Agora as menos educadas do Brasil:
Quadras de Brasília, a primeira das cidades mais educadas do Brasil – Foto: Agência Brasil
Deu em Preply