Petróleo 06/07/2022 19:10
Amaro Sales destaca retomada do setor de petróleo e gás potiguar na abertura da Mossoró Oil & Gas Expo
O evento acontece entre os dias 5 e 7 de julho, no ExpoCenter da UFERSA, realizado pela Redepetro-RN, pelo Sebrae-RN e pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), com apoio da FIERN, e reúne os principais atores da cadeia produtiva do petróleo e gás.
“Hoje não estamos em um simples evento de petróleo e gás, mas em uma comemoração da retomada desse setor no nosso estado”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, na abertura oficial da Mossoró Oil & Gas Expo – maior evento do setor de petróleo e gás onshore do Brasil.
O evento acontece entre os dias 5 e 7 de julho, no ExpoCenter da UFERSA, realizado pela Redepetro-RN, pelo Sebrae-RN e pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), com apoio da FIERN, e reúne os principais atores da cadeia produtiva do petróleo e gás.
Com foco em debater temas importantes sobre a produção e exportação de petróleo extraído em terra e em águas rasas, bem como a cadeia produtiva de bens e serviços do segmento, o evento terá a participação de empresários, especialistas, instituições acadêmicas e entidades de representação do setor.
A convenção conta com uma vasta programação, com palestras, arenas de negócio e apresentação de projetos inovadores no III Simpósio de Óleo e Gás do Onshore Brasileiro.
“O RN acorda para o desenvolvimento. Vivemos uma pandemia que ainda se arrasta, mas precisamos retomar nossas atividades econômicas. Temos uma história para contar sobre Mossoró e região como capital do petróleo e gás onshore”, destacou o presidente da FIERN.
Sales ainda ressaltou a importância da sanção da Lei do Gás, na segunda-feira (4), pela governadora Fátima Bezerra.
“Foi um importante passo para destravar processos do mercado do gás. Juntos, empresários e governo, colocamos na mesa e resolvemos os gargalos sobre esse assunto”, comentou.
A governadora Fátima Bezerra, por sua vez, abordou o marco de regulamentação do mercado do gás no Rio Grande do Norte. “É fruto do debate, de toda uma discussão com o setor produtivo, com participação da FIERN e da ABPIP, e da equipe técnica do governo, tendo à frente a Potigás e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado”, disse.
“Hoje podemos dizer ao Brasil e para o mundo que o Rio Grande do Norte tem a legislação mais moderna no que diz respeito ao mercado do gás. Isso não é algo qualquer, somos ricos nesse recurso, então, precisamos fazer com que esse ativo seja mais atrativo para novos investimentos no estado”, completou a governadora.
O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, pontuou as iniciativas da entidade para fortalecer as micro e pequenas empresas, principalmente as que formam a cadeia produtiva do petróleo e gás.
“Que possamos fazer com que essas empresas possam fazer parte da retomada que acontece nesse setor”, expressou Cavalcanti.
Também participaram do evento, o diretor vice-presidente da FIERN, Vilmar Pereira, o diretor do MAIS RN Marcelo Rosado e o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello; além de empresários, gestores públicos e representantes da Associação Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Ministério de Minas e Energias, Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Associação Brasileira de Produtores Independentes de Petróleo (ABPIP), e da 3R Petroleum e Potiguar E&P, grandes operadoras de petróleo e gás do país, que adquiriram recentemente parte dos ativos da Petrobras no estado.
Além do apoio institucional ao evento, a FIERN está presente na Mossoró Oil & Gas Expo com estande de exposição das iniciativas do Sistema Indústria potiguar nesse setor.
E recebe a visita técnica, em programação paralela ao evento, de um grupo de empresários dos setores Metalmecânico e de Petróleo e Gás do Espírito Santo conhecerá o Instituto SENAI de Tecnologia (IST) de Mossoró, que é especializado em soluções para a indústria do Petróleo e Gás. Além disso, a comitiva conhecerá o Centro de Educação Tecnológica Ítalo Bologna (SENAI CETIB), que atua na formação e qualificação de mão de obra a todos os atores da cadeia de Petróleo e Gás.
Na segunda-feira (4), antes de embarcar para Mossoró, os empresários visitaram o Hub de Inovações e Tecnologias do SENAI, em Natal.
Descrição Jornalista
3 tendências para as redes sociais em 2025, segundo a Meta
16/11/2024 19:05
PCC está disputando eleições, diz Lula a governadores
01/11/2024 11:10