Pandemia 03/06/2022 09:00
4ª onda: é necessário retomar o uso de máscara em ambientes fechados?
Especialistas afirmam que o uso do item de proteção é necessário em locais de pouca circulação de ar e em aglomerações
Diante do aumento de diagnósticos positivos de Covid no país, alguns municípios estão voltando a exigir a obrigatoriedade do uso de máscaras em certas circunstâncias, como dentro de locais fechados e em viagens no transporte público.
A maioria dos governos, entretanto, deixa a decisão para o critério pessoal.
Nesta quinta-feira (2/6), durante evento em Brasília, o ministro da Saúde, Marcela Queiroga, afirmou ser contrário à obrigatoriedade de máscaras.
“O uso da máscara é um direito de cada um, não estamos impedindo o uso de máscaras. Impor o uso das máscaras, além de não funcionar é muito difícil de fiscalizar”, afirmou.
O infectologista Julio Croda, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, acredita que a obrigatoriedade não é necessária uma vez que boa parte das pessoas está vacinada e os casos que chegam aos hospitais são, neste momento, em sua maioria, leves.
Croda lembra, entretanto, que pessoas idosas e imunossuprimidas não devem abandonar o item de proteção.
“Para esses grupos, o uso de máscara é fundamental, pois a vacina nem sempre atinge o nível de proteção pretendido. No entanto, mais importante do que a obrigatoriedade das máscaras, é avançar na vacinação para todos os grupos”, aponta.
A epidemiologista Lígia Kerr, vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), também reforça a necessidade do esquema vacinal completo, e sugere que as máscaras sejam retomadas em ambientes fechados, no transporte público e onde haja aglomeração de pessoas.
“O vírus continua em circulação. O aumento de casos ocorre devidos à flexibilização das medidas restritivas. Sugiro que as pessoas voltem a usar máscaras de boa qualidade, como a PFF2, em ambientes fechados, no transporte coletivo e em locais de aglomeração”, afirma.
O infectologista Julival Ribeiro também é favorável ao retorno das máscaras. “As pessoas relaxaram em relação às medidas preventivas, sobretudo o uso de máscaras. É um vírus respiratório, além da vacina, as máscaras são a forma que temos para nos proteger”, aponta.
O médico intensivista do Hospital Brasília, Rodrigo Biondi, afirma que o retorno do uso das máscaras em ambientes fechados é ainda mais importante nesta época do ano, tendo em vista que há uma maior circulação de doenças virais.
De acordo com ele, isso ocorre pois as pessoas ficam mais em locais fechados para se abrigar do frio. Além do uso da máscara, o profissional recomenda manter o calendário vacinal e evitar aglomerações para reduzir a propagação do vírus.
Deu em Metrópoles
Descrição Jornalista
Deflação em fábricas chinesas se aprofunda com guerra comercial
11/05/2025 11:59
Natal está no top 10 nacional de cidades com mais startups
11/05/2025 11:36