Ciência 16/05/2022 12:00

Era só o que faltava: asteroide maior que o Empire State Building se aproxima da Terra, diz NASA.

A NASA afirma que um asteroide maior que Empire State Building de Nova York passará ‘próximo’ da Terra; Segundo cientistas da agência espacial, o asteroide pode passar 'próximo' do planeta a uma distância de menos 5,8 milhões de km; A agência espacial já vem explorando diversas opções de defesas contra asteroides.

O eclipse lunar total, conhecido também como ‘Lua de Sangue’, acontecerá entre a noite deste domingo (15) e a madrugada de segunda-feira (16). Contudo, a NASA alega que outro ‘evento astronômico’ acontecerá horas antes.

Segundo a agência espacial, o asteroide 2008 TZ3, que tem 490 metros de largura e 440 metros de altura passará ‘perto’ da Terra.

A fim de comparação, o objeto espacial é 50 metros maior que o Empire State Building de Nova York, nos Estados Unidos.

De acordo com a NASA, o asteroide é classificado como ‘potencialmente perigoso’ por causa de suas passagens próximas previstas.

Segundo a agência, quando um objeto do gênero se aproxima da Terra dentro de 7,5 milhões de km de distância, sendo maior que um tamanho específico, já pode ser considerado problemático.

A NASA também afirma que o asteroide deve passar pelo planeta a uma velocidade de 29 mil km/h.

A agência espacial vem explorando diversas opções de defesas contra esses objetos espaciais. Em novembro do ano passado foi lançada uma missão chamada ‘Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo’ (DART, na sigla em inglês).

Deu em Yahoo Brasil

Ricardo Rosado de Holanda



-

Descrição Jornalista