Empresas 13/03/2022 10:46

No interior de SP, videolocadora resiste ao tempo com aluguel de DVDs a R$ 5 e aposta em nostalgia

Um dos fatores que fazem a locadora seguir atuando, em plena era dos streamings, é a baixa cobertura de internet em Santa Branca (SP). Lista dos mais alugados vai da animação 'Frozen' a filme de Mazzaropi.

No início dos anos 1980 se popularizou no Brasil um tipo de serviço que seria um dos negócios mais lucrativos pelas próximas três décadas seguintes: as vídeolocadoras.

O modelo se atualizou, passando do VHS para o DVD, mas não resistiu ao impacto da transformação no consumo de entretenimento promovido por plataformas de streaming, no início de 2010.

Em Santa Branca, no interior paulista, um estabelecimento conseguiu sobreviver à revolução digital. Desde 1995 até os dias atuais Gilberto Braga conta com uma clientela fiel que aprova a locação de DVDs a R$ 5 e aposta em nostalgia.

“Nos dias atuais ainda tenho clientes que prefere alugar ou que não tem um equipamento internet”, conta Gilberto sobre o perfil dos clientes que ajudam a manter a locadora ativa.

A preferência por alugar um DVD passa pela cobertura limitada de internet na cidade. Com uma área rural de cerca de 30% dos 272 mil km² de extensão do município – que tem pouco mais de 14 mil habitantes, segundo o IBGE -, há diversos locais sem cobertura de uma operadora de internet a preço acessível ou internet móvel com taxas que permitam a conexão fluída com um serviço de streaming.

Quem vive nestas áreas afastadas, prefere passar o fim de semana alugando filmes e jogos para se entreter, já que não podem acessar conteúdos online de forma simples.

Nostalgia como negócio

O filme mais alugado na loja de todos os tempos foi “Titanic” (1997). O sucesso do filme é tanto que até hoje muitas pessoas vão até a locadora procurar pelo longa estrelado por Kate Winslet e Leonardo DiCaprio.

Os títulos mais procurados atualmente variam entre filmes mais recentes e antigos. Muitos clientes procuram o acervo do local para rever obras que marcaram e que querem rever.

Filmes mais alugados atualmente:

O último da lista é um filme ainda do cinema em preto e branco do cineasta brasileiro Amácio Mazzaropi que foi gravado em Santa Branca, em 1954, e é querido pelos santabranquenses até os dias de hoje.

Público fiel

Rafael Moraes, de 39 anos, conta que aluga filmes no local desde a adolescência, quando a locadora abriu e mesmo utilizando canais de TV a cabo, gosta de alugar filmes antigos e jogos de vídeo-game para seus filhos.

“É como rever um livro antigo ou aquele bom e velho toca discos”, explica.

Prateleiras de filmes na locadora em Santa Branca  — Foto: Giovanna Lavecchia/ g1

Deu em G1

Ricardo Rosado de Holanda



Descrição Jornalista