Saúde 06/02/2022 09:30

Tirem as roupas vermelha, laranja, preta e ciano: pesquisa mostra que mosquito da dengue é atraído por essas cores

Sem a introdução de nenhum incentivo olfativo, os mosquitos ignoraram todos os pontos coloridos, independente da cor. Já com o uso de um spray de gás carbônico, os insetos ignoraram os pontos de cor verde, azul e roxa, mas se sentiram atraídos pelas cores vermelha, laranja, preta e ciano.

O estudo, liderado por pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, tomou como base outra pesquisa da própria universidade que descobriu que os mosquitos utilizam primeiro o olfato, depois a visão.
Os testes foram feitos com o Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
A pesquisa foi publicada nesta sexta-feira (4), na revista científica Nature Communications.
“Os mosquitos parecem usar o olfato para ajudar a distinguir o que está por perto, como um hospedeiro para picar. Quando eles cheiram compostos específicos, como o gás carbônico da nossa respiração, esse cheiro estimula os olhos a buscar por cores específicas e outros padrões visuais, que estão associados a um potencial hospedeiro, e isso os leva a eles”, explicou o professor da Universidade de Washington e um dos autores do estudo, Jeffrey Riffell.
Para estimular os mosquitos e testar sua preferência visual, os pesquisadores construíram pequenas câmaras, onde foi possível apresentar diferentes cores e cheiros aos insetos e registrar seu comportamento. As cores foram representadas por pequenos pontos e os estímulos olfativos eram introduzidos em forma de spray na câmara de teste.
Câmara utilizada por pesquisadores da Universidade de Washington para realizar testes com mosquitos - Sputnik Brasil, 1920, 05.02.2022
Câmara utilizada por pesquisadores da Universidade de Washington para realizar testes com mosquitos
Sem a introdução de nenhum incentivo olfativo, os mosquitos ignoraram todos os pontos coloridos, independente da cor. Já com o uso de um spray de gás carbônico, os insetos ignoraram os pontos de cor verde, azul e roxa, mas se sentiram atraídos pelas cores vermelha, laranja, preta e ciano.
“Uma das perguntas que eu mais recebo é ‘o que posso fazer para que os mosquitos parem de me picar?’ Eu costumava dizer que existem três sinais que atraem os mosquitos: sua respiração, seu suor e a temperatura de sua pele. Mas nesse estudo nós descobrimos um quarto sinal: a cor vermelha, que pode ser encontrada nas nossas roupas, mas também está presente na pele de todos nós. […] Filtrar essas cores atrativas na nossa pele, ou usar cores diferentes, pode ser uma outra maneira de prevenir a picada do mosquito”, contou Riffell.
“Imagine que você está na calçada e sente o cheiro de torta e canela. Esse é um sinal de que provavelmente existe uma padaria na região e você poderia começar a procurar por ela. Com esse estudo, começamos a entender quais os elementos visuais que os mosquitos estão buscando depois de sentir o cheiro de sua própria versão da padaria”, explicou Riffell.

Fiocruz faz alerta sobre epidemia no verão de chikungunya, dengue e zika - Sputnik Brasil, 1920, 13.01.2022

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista