Natureza 02/01/2022 10:45
Inquietantes: lugares aparentemente impossíveis que realmente existem
Linhas Nazca, no Peru, Caverna Movile, na Romênia, Mar dos Sargaços, Triângulo de Michigan, A Anomalia do Mar Báltico.
As enigmáticas Linhas Nazca do Peru há muito tempo deixam os cientistas perplexos em busca de uma explicação plausível. Localizadas nas areias quentes do deserto, estes antigos geoglifos são enormes. Alguns datam de 500 a.C., e seu tamanho por si só os torna praticamente impossíveis de entender.
Mas estes símbolos são reais – como podem atestar todos aqueles que tiveram a sorte de vê-los pessoalmente.
Somando mais de 10 mil linhas em uma área que se estende por mil quilômetros quadrados neste canto remoto da América do Sul, é difícil de acreditar, mas novos geoglifos estão sendo descobertos o tempo todo.
De fato, em 2019, mais 100 foram encontrados, somando-se a uma cifra que já era impressionante. Alguns acham que são feitos por animais ou plantas, mas a verdade é que não há respostas. Melhor visto do ar ou das colinas vizinhas, é difícil acreditar que estes tesouros peruanos sejam mesmo possíveis.
Não deveria ser possível existir vida na chamada “caverna tóxica” da Romênia. Mas no fundo de uma planície em Constanta, não muito longe do Mar Negro e da fronteira búlgara, criaturas que nunca viram a luz do sol se escondem em um ambiente que não poderia ser mais inóspito.
Descoberta em 1986, acredita-se que a caverna Movile remonta a mais de cinco milhões de anos. O ecossistema interno é único.
O ar é diferente lá embaixo – contendo um terço a meio de oxigênio a menos do que aquele que respiramos na superfície. A atmosfera interna é rica em sulfeto de hidrogênio e dióxido de carbono e a vida é baseada na quimiossíntese, e não na fotossíntese.
A vida não deveria existir lá, mas nada menos que 48 espécies diferentes vivem em misteriosa Movile – incluindo sanguessugas, aranhas e um esquisito e maravilhoso escorpião de água. Difícil de acreditar, talvez, mas este lugar realmente existe.
Sargaço é um mar dentro do mar, um corpo de água sem fronteiras, cercado por todos os lados por quatro correntes oceânicas. As águas do Atlântico Norte em que se encontra são frias e agitadas, mas o Mar dos Sargaços é estranhamente calmo e quente.
Com cerca de 2.000 milhas de comprimento e 700 milhas de largura, o Mar dos Sargaços é grande. Mas não é a sua escala que diferencia este lugar.
A Corrente do Golfo, a Corrente do Atlântico Norte, a Corrente das Canárias e a Corrente Equatorial do Atlântico Norte estão em torno de suas fronteiras invisíveis.
Apesar da agitação dos seus “vizinhos”, dentro de seus limites aquáticos, tudo é tranquilo; as águas azuis quentes oferecem um santuário a inúmeras criaturas.
As condições aqui encorajam o sargaço a crescer – um tipo de alga marinha que dá ao mar seu nome.
Isto atrai os ninhos de tartarugas marinhas e garante um ambiente único e bastante curioso.
O Triângulo das Bermudas desfruta de renome global, mas nos Estados Unidos, um fenômeno semelhante é pouco conhecido fora de Michigan.
Os cientistas nunca conseguiram chegar ao fundo do que se passa no Triângulo de Michigan. Como sua contraparte mais famosa, este é um lugar que desafia as possibilidades.
Estendendo-se entre Ludington, Benton Harbor e Manitowoc, Wisconsin no Lago Michigan, os marinheiros que entram no Triângulo estão correndo um risco.
O escuna Thomas Hume desapareceu em 1891 com sua tripulação, e nenhum vestígio foi encontrado. Outros pagaram um preço semelhante.
Em 1921, barco Rosa Belle foi descoberto danificado e virado – seus 11 tripulantes não foram encontrados. As teorias surgem, mas a ciência tem sido incapaz de encontrar uma resposta.
Alguns pensam que existe aqui um portal de tempo, enquanto outros acreditam que os OVNIs são responsáveis. Assim como o Triângulo das Bermudas, este é um lugar impossível que realmente existe.
Os cientistas estão muito confusos com a Anomalia do Mar Báltico. Descoberto nas profundezas escuras do Golfo de Bótnia, este é um achado subaquático que tem criado um debate há muito tempo.
Alguns pensam que é uma formação geológica natural, enquanto outros insistem que é um OVNI afundado. Caçadores de tesouros ficam no fundo do oceano em busca de artefatos históricos e encontraram a Anomalia, em junho de 2011.
Os mergulhadores até produziram uma imagem de sonar. Mas isto é indistinto e tão obscuro que os especialistas continuam divididos sobre o que, exatamente, mostra.
Os mais racionais continuam a argumentar que, embora incomum, é possível que a rocha vulcânica tenha se estabelecido em tal formação. Mas aqueles que buscam uma explicação mais rebuscada são inflexíveis, isto é prova de vida no Espaço – até mesmo apontando claras semelhanças em forma com a nave Falcão do Milênio, de Star Wars.
Continua…
Descrição Jornalista
01/08/2025 07:39 337 visualizações
01/08/2025 11:26 314 visualizações
Pesquisa calculou quantos microplásticos inalamos todos os dias em casa e no carro
01/08/2025 13:02 244 visualizações
Comunidade de animais mais profunda do mundo é descoberta em fossa na Rússia
01/08/2025 11:08 242 visualizações
Setores da indústria com maior impacto diante da taxação dos EUA reúnem-se na FIERN
01/08/2025 10:05 236 visualizações
Liga recruta pessoas pré-diabéticas para estudo sobre hábitos saudáveis
01/08/2025 08:42 199 visualizações
01/08/2025 16:59 181 visualizações
Waack: Situação política entre Brasil e EUA é irreconciliável
01/08/2025 09:45 172 visualizações
Moraes manda recado a Trump em jantar com Lula e colegas do STF
01/08/2025 08:25 131 visualizações
As piores bebidas alcoólicas para quem tem diabetes
01/08/2025 16:25 97 visualizações