Medicina 26/08/2021 08:44

Como estudar medicina na Alemanha: 10 coisas que os alunos internacionais devem saber 


O estudo de medicina na Alemanha é uma das carreiras mais populares, tanto entre estudantes alemães como internacionais.

O estudo de medicina na Alemanha é uma das carreiras mais populares, tanto entre estudantes alemães como internacionais.

Especialmente para estudantes internacionais, existem muitas dúvidas sobre como se tornar um médico na Alemanha, pois o curso de medicina, assim como na maioria dos outros países, difere de outros programas de estudo.

Existem procedimentos relativos à admissão no curso de medicina, com requisitos de inscrição mais rigorosos, entre outras peculiaridades. Mas se você está em busca de um país estrangeiro para a sua graduação em medicina, abaixo estão dez particularidades para saber um pouco mais sobre como é se tornar médico na Alemanha.

1. O que é preciso para ingressar no curso de medicina na Alemanha?

Para entrar em uma universidade na Alemanha após o ensino médio, a maioria dos estudantes internacionais de países não pertencentes à União Europeia precisa primeiro fazer um ano preparatório, o chamado Studienkolleg. Este curso de dois semestres prepara os alunos, ajuda-os a melhorar suas habilidades no idioma e termina com o Feststellungsprüfung, um exame que permite que estudantes internacionais ingressem no sistema de ensino superior alemão. Os alunos que desejam estudar medicina precisam fazer o curso M em um Studienkolleg, específico para medicina.

2. Qual o idioma das aulas de medicina?

Os estudos médicos na Alemanha são ministrados apenas em alemão, portanto, é necessário atender aos requisitos da língua alemã para estudar no país. Para ser admitido em um programa de estudos, muitas vezes são necessárias excelentes habilidades linguísticas, no nível C1, mas alguns programas também admitem candidatos que falam alemão no nível B2.

Os estudos médicos que levam à aprovação para exercer a profissão de médico na Alemanha terminam com um exame oficial, oferecido exclusivamente em alemão. Existem outros formatos de graduação que são integrados ao sistema de bacharelado e mestrado e incluem estudos em inglês na área de ciências da saúde. O inglês é importante também para a literatura científica.

3. As universidades alemãs são públicas?

A maioria das universidades que oferecem cursos de medicina na Alemanha são públicas, ao todo são 39. Estas instituições possuem extensas infraestrutura e redes de pesquisa, e oferecem a possibilidade de realização de estudos de doutorado. Todos os estudos médicos em universidades públicas são regidos por certas regulamentações federais, que influenciam a estrutura dos cursos e os processos de candidatura. Para serem admitidos em uma das universidades públicas alemãs, os estudantes geralmente precisam de uma média de notas excelente.

Existem quatro universidades privadas alemãs que oferecem estudos médicos. Ao contrário das universidades públicas, estas não estão sujeitas à regulamentação nacional e, portanto, o processo de candidatura é diferente e a admissão não depende apenas da nota média dos candidatos. No entanto, você deve passar por um sistema de testes rigorosos para ser admitido nessas instituições, bem como pagar valores altos por semestre, de acordo com a universidade que escolher.

4. Quanto custa estudar medicina na Alemanha para estudantes internacionais?

Como acontece com a maioria dos programas oferecidos nas universidades públicas alemãs, estudar medicina é geralmente gratuito para estudantes alemães e internacionais. O único custo seria uma contribuição semestral, que, dependendo da universidade, gira em torno de 200 a 300 euros, mas traz muitas vantagens para o aluno.

Existem dois casos em que os estudantes internacionais têm que pagar para estudar medicina na Alemanha: quando são de fora da UE e desejam estudar em uma universidade no estado federal de Baden-Württemberg, onde deverão pagar cerca de 1.500 euros a cada semestre; e os alunos que se matriculam em uma das quatro universidades privadas que oferecem estudos médicos, onde deverão pagar o valor das taxas de ensino da instituição, todo semestre.

5. Quais são os procedimentos de admissão para estudantes internacionais que desejam estudar medicina na Alemanha?

Os candidatos que obtiveram um diploma de bacharelado fora da União Europeia e que desejam iniciar seus estudos de medicina em uma universidade alemã devem se inscrever diretamente na universidade. Para este grupo, o processo de inscrição para medicina não é muito diferente de outras disciplinas.

No procedimento de candidatura, 5% das vagas de estudo em cada universidade são reservados para estudantes estrangeiros de fora da UE numa quota extraordinária para estrangeiros. Se você faz parte deste grupo de candidatos e obteve excelentes notas em seu Studienkolleg, tem a possibilidade de obter uma dessas vagas reservadas.

6. Como é o treinamento médico na Alemanha?

Os estudos e treinamentos médicos na Alemanha são estritamente regulamentados pelos órgãos federais. Portanto, independentemente da universidade que você escolher para estudar medicina, pode esperar uma estrutura de curso e etapas semelhantes.

A formação médica que os alunos obtêm em uma universidade, até receber o diploma, dura seis anos e três meses e não está integrado ao sistema de graus e mestres. Nesse sentido, a carreira médica termina com um exame oficial “Staatsexamen”, com o qual se obtém a licença para exercer a profissão de médico. Após o exame estadual, os futuros médicos seguem para uma fase prática de até mais seis anos, em que é realizada especialização numa determinada área da medicina. Este treinamento também termina com o exame médico especializado.

7. Bolsas de estudo para estudantes de medicina

Um bom ponto de partida para encontrar bolsas de estudo destinadas a estudantes internacionais de medicina podem ser os bancos de dados e organizações tradicionais. Existem planos de financiamento oferecidos exclusivamente a estudantes de medicina, introduzidos em reação à escassez de médicos na Alemanha, especialmente nas áreas rurais do país.

Para os estudantes que desejam e podem se comprometer a trabalhar como clínico geral em uma área rural da Alemanha com falta de pessoal médico por um certo número de anos (geralmente cerca de cinco anos), os estados alemães oferecem ajuda mensal. Um exemplo é a fundação “Meilenstein-Emsland”, que patrocina alunos que se comprometem a praticar medicina na região de Emsland após a formatura.

8. É difícil estudar medicina na Alemanha?

Estudar medicina na Alemanha é tão difícil quanto em outros países, requer muito trabalho, horas de estudo, um conjunto de habilidades que vão desde a compreensão das ciências naturais até uma boa interação com os pacientes, muita resiliência, capacidade de enfrentar o estresse e paixão pelo assunto e pela profissão.

O lado positivo das universidades alemãs é que foram feitas reformas para integrar alguns períodos livres de estudo para exames no currículo. O curso é exigente, mas alcançável. No final das contas, este pré-treinamento que consiste em trabalhar muito e por longas horas, para lidar com o estresse e assumir responsabilidades, servirá também como preparação para o trabalho como médico.


  1. Como faço para encontrar a faculdade de medicina certa?

    As classificações em rankings internacionais podem ser uma boa maneira de obter uma visão geral de suas opções, mas não é recomendável. Especialmente quando se trata de estudar medicina na Alemanha, há um nível de qualidade bastante homogêneo. Na verdade, devido a um sistema de cooperação e especialização, cada corpo docente é líder em diferentes disciplinas, portanto, aprender sobre as áreas de especialização das diferentes faculdades pode ser uma estratégia ainda mais promissora para identificar a melhor universidade médica, de acordo com o seu próprio interesse.

    Saber como o treinamento médico é organizado na Alemanha também pode ajudá-lo a tomar uma decisão sobre onde estudar. As universidades colaboram com certos hospitais para as partes práticas dos estudos médicos. Os 32 hospitais universitários na Alemanha são alguns dos locais mais importantes para o intercâmbio de teoria e prática para estudantes de medicina.

    10. A formação médica alemã tem uma grande reputação em todo o mundo.

    Um dos pontos fortes da formação médica alemã é a combinação de teoria e prática, muitas vezes obtida graças à proximidade de universidades e hospitais universitários. Isso permite que os alunos combinem habilidades práticas com qualificações científicas e contemplem vários caminhos de carreira possíveis. Este treinamento rigoroso não é benéfico apenas para os alunos, mas também goza de uma excelente reputação em todo o mundo.

    O status quo da medicina na Alemanha é conhecido por seus hospitais com equipamentos de alta tecnologia e seus profissionais altamente qualificados. A Alemanha é um dos principais mercados para inovações biotecnológicas. Nos rankings internacionais da carreira médica, a Universidade de Heidelberg, a Charité – Universitätsmedizin Berlin, a LMU de Munique e a Universidade Técnica de Munique estão entre as 50 melhores universidades para estudar medicina no ranking THE.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista