Economia 19/07/2021 18:42

58% da população vive com desequilíbrio nas contas ou no limite financeiro

Indicador de saúde financeira foi lançado pela Febraban nesta 2ª feira

Um levantamento inédito mostrou que 58% da população vive com desequilíbrio nas contas ou no limite financeiro.

O I-SFB (Índice de Saúde Financeira do Brasileiro) foi lançado nesta 2ª feira (19.jul.2021) pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e o BC (Banco Central). Eis a íntegra da pesquisa (135 KB) e da apresentação (4 MB).

O indicador foi desenvolvido em cooperação técnica com o Banco Central. Pode ser acessado e respondido por todos os brasileiros. Calcule o seu índice.

De acordo com a Febraban, o índice foi criado por mais de 70 especialistas da Febraban com ajuda do corpo técnico do Banco Central e outras instituições financeiras. Mais de 5.000 pessoas responderam o questionário.

Ao responder o questionário, a pessoa receberá uma pontuação, de 0 a 100. A média do Brasil é de 57 pontos. Acima deste patamar são as faixas que vivenciam maior bem-estar financeiro.

O Sul é a região com mais pessoas com saúde financeira (49,5%). O Nordeste tem é o pior no indicador, com 59,7% dos entrevistados com orçamento no limite ou desiquilibrado.

SAÚDE FINANCEIRA
O diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, Mauricio Moura, disse que o lançamento do índice é um marco para a educação financeira do país.

“Esse indicador permitirá aos próprios cidadãos realizarem um diagnóstico de sua situação financeira pessoal e acompanhar sua evolução ao longo do tempo, traçando objetivos, tomando decisões e melhorando sua gestão financeira“, afirmou.

Disse ainda que o I-SFB “empodera o cidadão para avançar em autoconhecimento” financeiro, permitindo o diagnóstico da saúde financeira da pessoa.

O diretor afirmou que também possibilitará o desenho de oferta de produtos e serviços financeiros mais adequados às reais necessidades de seus clientes e usuários.

Deu em Poder360

Ricardo Rosado de Holanda



Descrição Jornalista