Água 24/06/2021 16:45

Governo Federal anuncia início da construção do Ramal do Apodi, no Rio Grande do Norte

Obra integra Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco e beneficiará 750 mil pessoas no Rio Grande do Norte, na Paraíba e no Ceará_

O Governo Federal assina, nesta quinta-feira (24), Ordem de Serviço para construção do Ramal do Apodi, no Rio Grande do Norte. O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, devem participar da cerimônia.

O Ramal do Apodi vai levar as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco a 54 municípios nos estados do Rio Grande do Norte (32), Paraíba (13) e Ceará (9), beneficiando 750 mil pessoas.

O investimento federal no empreendimento é de R$ 938,5 milhões.

A destinação de água do Projeto São Francisco à Bacia do Apodi está prevista desde o ano de 2004, quando foi elaborado o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do Projeto. Mas apenas neste ano o projeto saiu do papel.

A água será transportada a partir da estrutura de controle do Reservatório Caiçara, na Paraíba, até o Reservatório Angicos, já no Rio Grande do Norte.

A vazão será de 40 m³ por segundo até o quilômetro 26, de onde deriva o Ramal do Salgado, que levará as águas para o estado do Ceará em intervenção futura.

Após essa derivação, a vazão será de 20 m³ por segundo. Toda a infraestrutura contará ainda com três áreas de controle, 23 trechos de canais, com extensão de 96,7 quilômetros, sete aquedutos, oito rápidos e um

O Rio Grande do Norte será o estado com a maior quantidade de municípios beneficiados pelas águas do ‘Velho Chico’ transportadas pelo Ramal do Apodi: são 32 cidades, com população estimada em 478 mil pessoas.

A porta de entrada será Major Sales, de onde segue para o Rio Apodi, que banha Mossoró, segundo maior município do estado e importante polo regional do Nordeste.

*Barragem Poço de Varas*

Também nesta quinta-feira, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) assina Ordem de Serviço para a revisão do Projeto Executivo da Barragem Poço de Varas (Rio Encanto), localizada no município de Coronel João Pessoa, no Rio Grande do Norte.

O projeto original foi elaborado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) em 2011 e precisa passar por atualização do levantamento cadastral e estudos ambientais. O investimento federal nesta primeira etapa será de R$ 1,07 milhão.

A barragem irá beneficiar 42,4 mil pessoas com abastecimento de água, além de contribuir com pequena irrigação, piscicultura e lazer. Os municípios atendidos pelo empreendimento serão Venha Ver, São Miguel, Encanto, Doutor Severiano e Coronel João Pessoa. O barramento terá capacidade de acumular 25,8 milhões de m³ de água.

Confira os municípios beneficiados pelo Ramal do Apodi

RIO GRANDE DO NORTE – 32 MUNICÍPIOS
Água Nova Olho-d’Água do Borges
Alexandria Paraná
Antônio Martins Pau dos Ferros
Apodi Pilões
Felipe Guerra Portalegre
Frutuoso Gomes Rafael Fernandes
Governador Dix-Sept Rosado Riacho da Cruz
Itaú Riacho de Santana
João Dias Rodolfo Fernandes
José da Penha São Francisco do Oeste
Lucrécia Serrinha dos Pintos
Luís Gomes Severiano Melo
Major Sales Taboleiro Grande
Marcelino Vieira Tenente Ananias
Martins Umarizal
Mossoró Viçosa

PARAÍBA – 13 MUNICÍPIOS CEARÁ – 9 MUNICÍPIOS
Bernardino Batista Aurora
Bom Jesus Baixio
Cachoeira dos Índios Cedro
Joca Claudino (Santarém) Farias Brito
Lastro Granjeiro
Poço Dantas Ipaumirim
Poço de José de Moura Lavras da Mangabeira
Santa Cruz Umari
Santa Helena Várzea Alegre
São Francisco
São João do Rio do Peixe
Triunfo
Uiraúna

Fonte e fotos:  Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista