Vacina 31/03/2021 06:24
Pessoas com Síndrome de Down e Autismo são vacinadas em ação de parceria com a Prefeitura
Uma parceria da Prefeitura de Natal com a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, juntamente com a Caixa de Assistência dos Advogados do RN, proporcionou a abertura de mais um drive thru para a vacinação contra a Covid-19 em Natal.
Uma parceria da Prefeitura de Natal com a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, juntamente com a Caixa de Assistência dos Advogados do RN, proporcionou a abertura de mais um drive thru para a vacinação contra a Covid-19 em Natal.
Durante toda esta terça-feira (30) na OAB pessoas com Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Down a partir de 18 anos puderam ser vacinados.
A vacinação neste local, entre 8h e 16h, com sala também para pedestres, além do drive, tem a estrutura da CAARN que já desenvolve parcerias deste tipo em outras campanhas de vacinação.
“A CAARN tem experiência em fazer campanhas de vacinação e toda uma estrutura para ser aproveitada. Estamos com os corações cheios de esperança e felizes em poder contribuir”, afirmou a presidente da Caixa de Assistência, Monalissa Dantas.
Os familiares das pessoas vacinadas também não conseguem esconder a emoção por estarem vivendo esse momento de esperança em meio ao quadro crítico da doença no País.
Desconhecido
O alívio dos familiares e de vários portadores de Down se justifica ainda mais por não saberem qual a intensidade da Covid para eles, devido a fatores de risco como cardiopatias, por exemplo.
Aos 34 anos, João das Neves Barbosa Júnior era o único da casa que ainda não tinha sido vacinado. Disse que estava feliz por ter chegado sua hora.
“Ele é nosso bem mais precioso. Então a vacina traz esperança de protegê-lo porque não sabemos as consequências da doença para ele”, afirmou, emocionada, sua irmã Lorena Barbosa, técnica de enfermagem, já vacinada.
As maiores dificuldades para essas pessoas e os que convivem com elas é a mudança de rotina repentinamente e por tanto tempo.
“Já faz um ano que está fora da escola, que não tem lazer, mudou tudo”, conta Lorena, mencionando que todos os cuidados possíveis foram tomados para preservar a saúde de João.
Como João, Rafael Lucas Cavalcanti, 19, está sem ir à escola há um ano. Exatamente há um ano nesta terça-feira, sua escola encerrou as aulas presenciais.
“Quando eu acordei ele hoje de manhã e disse que ele ia tomar a vacina, ele deu um sorriso de muita alegria”, conta Maria Lázara de Souza, mãe de Rafael, portador do Transtorno do Espectro Autista. Para ela, o momento significa tranquilidade e paz. “Eu choro, mas é de alegria, porque sei que, se ele pegar a doença, não vai desenvolver a forma grave”, afirma.
Kalina Santos, 32, trabalha no serviço público e disse estar feliz por poder tomar a vacina. Quando perguntada se a esperança tinha aumentado, foi direta: “É difícil”, demonstrando conhecimento sobre a situação da Covid no país atualmente.
Deu no Portal da PMN
Descrição Jornalista
Bancada do RN se mobiliza para liberar R$ 1,32 bilhão em emendas
20/04/2025 10:02
Atlético-MG x Botafogo: onde assistir ao vivo, horário e escalações
20/04/2025 07:38
Ele está aposentado, mas não larga a profissão
12/04/2025 11:29
Litoral Sul Potiguar está no rumo de uma revolução turística
13/04/2025 19:00
80% do Congresso criticam STF por invadir alçada
01/04/2025 11:00
Lula é desaprovado por 53% das mulheres e 64% dos jovens, diz Quaest
02/04/2025 11:56