Vacina 21/01/2021 15:23

Índia promete enviar vacina contra Covid-19 para o Brasil nesta sexta-feira

As 2 milhões de doses da vacina contra o coronavírus fabricadas na Índia e encomendadas pelo Brasil devem chegar nesta sexta-feira (22/1). A informação foi dada à agência Reuters pelo secretário de Relações Exteriores da Índia, Harsh Vardhan Shringla.

As 2 milhões de doses da vacina contra o coronavírus fabricadas na Índia e encomendadas pelo Brasil devem chegar nesta sexta-feira (22/1).

A informação foi dada à agência Reuters pelo secretário de Relações Exteriores da Índia, Harsh Vardhan Shringla.

A exportação desses imunizantes havia sido suspensa, até que a Índia conseguisse iniciar o próprio programa de vacinação. Contudo, outros países vizinhos já receberam remessas da vacina – como Nepal, Butão e Maldivas, que adquiriram 1 milhão, 150 mil e 100 mil doses, respectivamente.

O imunizante é produzido pelo Instituto Serum, da Índia, que foi atingido por um incêndio nesta quinta-feira (21/1). Embora o acidente tenha provocado cinco mortes, a produção das vacinas não foi prejudicada, de acordo com jornais indianos.

Bangladesh, Mianmar e Ilhas Seychelles também estão na lista de países que receberão o imunizante Covishield, fabricado com a tecnologia da AstraZeneca e da Universidade de Oxford. Sri Lanka, Afeganistão e Ilhas Maurício ainda aguardam liberações regulatórias.

Segundo Harsh Vardhan Shringla, o início do fornecimento comercial da vacina indiana segue o compromisso firmado pelo primeiro-ministro Narendra Modi, de que as capacidades de produção da Índia seriam usadas para “toda a humanidade” combater a pandemia.

“Respondemos positivamente aos pedidos de países de todo o mundo para o fornecimento [gratuito] de vacinas manufaturadas na Índia, começando pelos nossos vizinhos”, anunciou Shringla.

Sobre o fornecimento das quantidades comercialmente contratadas, o secretário de Relações Exteriores da Índia afirmou que a distribuição começará por Brasil e Marrocos, seguidos de África do Sul e Arábia Saudita.

Deu em Metrópoles

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista