Cidades 28/10/2020 15:02

Só faltava essa no RJ: inventaram agora o “golpe do cupim”

Com a chegada da pandemia, os golpes passaram a ser comuns, agora, a Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (Aprag) alerta para o chamado "Golpe do Cupim". 

Com a chegada da pandemia, os golpes passaram a ser comuns, agora, a Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (Aprag) alerta para o chamado “Golpe do Cupim”.
De acordo com a entidade, pessoas sem o menor conhecimento técnico espalham propaganda de combate a pragas, principalmente em condomínios. Quando acionadas por moradores, vão em grupos e acabam “criando” focos de cupins, mesmo que o imóvel não tenha esse tipo de problema.

O vice-presidente da Aprage, Sérgio Bocalini, explica como os criminosos agem: “eles distraem o morador e colocam os cupins, que levam em frascos, para forçar a contratação do serviço de combate à praga.

Depois, passam a cobrar preços absurdos pela aplicação dos produtos químicos. Já vimos casos de consumidores lesados em até R$ 45 mil”.
“Os riscos, além do prejuízo financeiro, incluem a própria saúde do contratante. Um produto químico mal administrado ou utilizado de forma equivocada pode gerar problemas graves. Como estamos num momento onde pessoas ficam mais em casa, temos esse agravante”, explica o vice-presidente.
Para evitar cair nesse tipo de golpe, Bocalini orienta que o consumidor deve, antes de contactar qualquer empresa, verificar se ela conta com autorização para atuar no mercado e se é afiliada da Aprag.
A Associação não tem um levantamento do número de casos como este, mas vem observando um aumento de denúncias de pessoas enganadas por estes grupos.
Deu em O Dia

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista