Empresas 19/08/2020 12:09
Justiça Federal do RN determina suspensão da distribuição de “sobras” da Unimed Natal
A Assembleia da Unimed Natal Sociedade Cooperativa de Trabalho Médico agendada para hoje (dia 19 de agosto), está com a distribuição de sobras suspensa pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte.
A Assembleia da Unimed Natal Sociedade Cooperativa de Trabalho Médico agendada para hoje (dia 19 de agosto), está com a distribuição de sobras suspensa pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte.
A decisão foi do Juiz Federal Marco Bruno Miranda Clementino, titular da 6ª Vara, especializada em execução fiscal.
O magistrado observou que a cooperativa possui débito de R$ 32.513.394,97 com a Fazenda Nacional e, portanto, não poderia fazer assembleia para dividir “sobras”.
No processo o débito está em aberto, ou seja, Unimed Natal está obrigada a quitá-lo e, inclusive, nenhum bem foi apresentado em garantia.
Nessa determinação o Judiciário decretou indisponibilidade dos valores das sobras no montante da dívida federal e ainda fixou o valor da multa de R$ 6 milhões em caso de descumprimento.
Na sua decisão, o Juiz Federal lembra que no processo de execução da dívida, que tramita na 6ª Vara, a União estava muito colaborativa, o que não ocorreu com a parte executada, a Unimed Natal. Tanto assim que a empresa omitiu na última audiência realizada ainda este mês o agendamento da assembleia para divisão de valores entre seus cooperados.
“É uma profunda violação à lealdade processual saber pela imprensa local da existência de tal distribuição de excedente financeiro, ainda mais quando este Juízo adotou toda a deferência necessária para viabilizar a reestruturação da dívida fiscal da empresa executada¿, escreveu o magistrado”.
Ele destacou ainda que a Unimed Natal nem sempre se mostrou colaborativa com a Fazenda Nacional e com o Juízo para a resolução da demanda, sempre colocando dificuldade para analisar os cálculos apresentados pela Receita Federal, a ponto de este Juízo ter sido obrigado realizar uma audiência que terminou em tempo recorde apenas para que aquela informasse que concordava com os cálculos, o que poderia ter sido feito no grupo de whatsapp, no qual inclusive houve indagação nesse sentido.
Deu no Portal da JFRN
Descrição Jornalista
Deflação em fábricas chinesas se aprofunda com guerra comercial
11/05/2025 11:59
Natal está no top 10 nacional de cidades com mais startups
11/05/2025 11:36