Reforma Tributária 18/08/2020 16:18

Apenas 10% se dizem informados sobre o debate da Reforma Tributária

Um recorte da rodada de agosto da pesquisa XP/Ipespe com a população, abordando Reforma Tributária e CPMF. Foram realizadas 1.000 entrevistas de amostragem nacional nos dias 13, 14 e 15 de agosto. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

As perguntas relacionadas à reforma tributária na rodada de agosto da pesquisa XP/Ipespemostram que apenas 10% dos brasileiros se dizem bem informados sobre o tema em discussão no Congresso Nacional, enquanto 61% se dizem mais ou menos ou pouco informados e 26% dizem que não estão informados sobre o assunto.

O levamento mostra que a rejeição à criação de um imposto sobre transações, da qual 78% dizem discordar, cai consideravelmente se ela for atrelada à criação de um programa para substituir o Bolsa Família e beneficiar mais pessoas (43% discordam e 43% concordam) ou à substituição de impostos pagos por empresas para facilitar novas contratações (37% discordam e 46% concordam).

Ainda no mesmo tema, 59% das pessoas dizem não lembrar de como era cobrada a antiga CPMF. Entre os mais jovens, que tem entre 18 e 34 anos, a proporção é ainda maior. 78% não se lembram de como era a cobrança.

A pesquisa registra ainda que a maior fatia dos entrevistados (41%) vê a elevada carga de impostos como o principal problemas do sistema tributário brasileiro. Ela é seguida pela falta de transparência (28%), pela injustiça do sistema (14%) e pela complexidade (6%).

Deu em Expert XP
Ricardo Rosado de Holanda



Descrição Jornalista