22/08/2019 09:57

A importância e o consumo de informações pelo Congresso Nacional

Pesquisa sobre Consumo de Informação dos Congressistas, realizada pela ANABB(Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil) e pelo DataPoder360(íntegra) mostra que 71% dos congressistas consideram a repercussão de temas na mídia tradicional importante na hora de decidir votos.

Pesquisa sobre Consumo de Informação dos Congressistas, realizada pela ANABB(Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil) e pelo DataPoder360(íntegra) mostra que 71% dos congressistas consideram a repercussão de temas na mídia tradicional importante na hora de decidir votos.

Entre os entrevistados, 24% consideram a repercussão extremamente importante e 47% importante.

Para 15% ela é mais ou menos importante e pouco importante para 12%. Outros 2% não souberam ou não responderam.

O estudo teve o objetivo de entender os hábitos de informação dos congressistas em exercício do mandato e foi realizada de 3 a 27 de junho de 2019.

Foram feitas 297 entrevistas com congressistas de todos os partidos (40 senadores e 257 deputados) e a seleção foi proporcional ao tamanho das siglas no Congresso Nacional.

De acordo com o estudo, o principal meio de consumo de informação dos políticos em exercício é o jornal (20%), seguido por televisão (17%), portais de notícia (16%) e redes sociais (15%).

REDES SOCIAIS

Em relação às redes sociais, 98% dos políticos afirmaram utilizar mídias sociais em seus mandatos. As redes sociais mais utilizadas são o Facebook (31%) e o Instagram (31%). O Twitter (27%) e o YouTube (10%) aparecem na sequência.

Sobre a influência das mídias sociais na atuação no Congresso, 36% consideram que a repercussão nas redes é extremamente importante, 39% acham importante e 12% mais ou menos importante. Para 10% é pouco importante e 2% consideram sem importância. Os outros 2% não sabem ou não responderam.

MEIOS DE INFORMAÇÃO

Eis os meios de informação mais utilizados pelos congressistas:

Jornais

  • Folha de São Paulo (24%)
  • Estadão (18%)
  • O Globo (18%)
  • Valor Econômico (16%)
  • Correio Braziliense (7%)

Telejornais 

  • Globo News (23%)
  • Jornal Nacional (18%)
  • Bom dia Brasil (13%)
  • Telejornal regional (10%)
  • Jornal da Globo (8%)

Portais de Notícias

  • G1 (21%)
  • Uol (18%)
  • Folha.com (13%)
  • Poder360 (11%)
  • Portal Estadão (11%)

Revistas 

  • Época (17%)
  • Carta Capital (17%)
  • Veja (16%)
  • Isto É (16%)
  • Exame (13%)

Rádios

  • CBN (37%)
  • Rádio Câmara (21%)
  • Jovem Pan (13%)
  • Rádio Senado (10%)
  • Band News (5%)

DIVULGAÇÃO NA CÂMARA

AnaBB (Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil) apresenta às 11h desta 5ª feira, na Câmara, o levantamento do DataPoder360. O relatório será discutido em sessão em homenagem ao movimento dos funcionários do banco.

Deu em Poder360

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista