Sem categoria 18/09/2017 08:45

Banco do Nordeste convoca setor produtivo para planejar FNE 2018

O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), operacionalizado com exclusividade pelo BNB, está em fase de planejamento para o ano de 2018.

O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), operacionalizado com exclusividade pelo BNB, está em fase de planejamento para o ano de 2018.
Entidades empresariais norte-rio-grandenses do Comércio, Serviços e Indústria, além de representantes de entidades ligadas ao campo foram convidados para definir a política de aplicações dos recursos no Estado.
Instituições como o Sebrae-RN, IBGE e Secretarias de Governo também contribuem para o trabalho. Todos os atores envolvidos participam de encontro, marcado para o dia 20 de setembro, com o objetivo de definir a programação do FNE.
Foram realizadas duas reuniões temáticas preparatórias, para empreendimentos urbanos e rurais. A sistemática consiste  no compartilhamento de estratégias, programas e projetos do Governo do Estado e da iniciativa privada para a construção da programação do FNE 2018.
O Banco do Nordeste colhe subsídios que vão contribuir para orientar a aplicação dos recursos do Fundo, que prevê disponibilizar R$ 805 milhões somente no Rio Grande do Norte.
A análise da necessidade de mais recursos e quanto será destinado para cada setor da economia são as principais questões a serem respondidas.
A sistemática de trabalho desenvolvida pela equipe do BNB analisa quais atividades apresentam maior potencial de crescimento para 2018; quais as ações estruturantes existentes no Estado e como contribuir para sua ampliação; e como alavancar setores com crescimento abaixo do potencial.
Para o superintendente Fabrizzio Feitosa, a estratégia revela a forma democrática como o Banco do Nordeste administra os recursos do FNE.
“Ao darmos a oportunidade dos diversos segmentos opinarem sobre a destinação de nossa principal fonte de recursos, nós estamos inserindo ainda mais a cadeia produtiva do RN em nossa política de desenvolvimento. O que é muito positivo”, avalia.
A elaboração da Programação Anual do FNE está em consonância com as diretrizes e orientações gerais do Ministério da Integração Nacional e do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Condel/Sudene) e prioridades dos Governos Estaduais.
Fonte: Assessoria de Imprensa

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista