Sem categoria 18/07/2017 19:11

Campanha arrecada recursos do fardão para a posse de imortal potiguar na ABL

Um sucesso! Idealizada pelo Portal, pelo cientista político Gaudêncio Torquato e pela Academia Norteriograndense de Letras, através do seu Presidente, Diogenes da Cunha Lima, com a finalidade de arrecadar recursos para a aquisição do fardão do escritor potiguar João Almino, que tomará posse no próximo dia 28 na Academia Brasileira de Letras (ABL), atingiu seu objetivo em apenas uma semana. A boa notícia foi confirmada na tarde desta terça-feira, 18, pelo presidente da ANL, Diógenes da Cunha Lima. “Foi uma campanha vitoriosa que mostra a importância de valorizar a cultura e as personalidades do nosso Estado. Será o 4º potiguar a ingressar na ABL em 120 anos de história, com muita alegria vamos comunicar a João Almino”, explicou Diógenes.

Diógenes também agradeceu o apoio do Portal No Ar e do cientista político Gaudêncio Torquato na realização e divulgação da campanha

Por Júlio Rocha

Um sucesso! Idealizada pelo Portal, pelo cientista político Gaudencio Torquato e pela Academia Norteriograndense de Letras, através do seu Presidente, Diogenes da Cunha Lima, com a finalidade de arrecadar recursos para a aquisição do fardão do escritor potiguar João Almino, que tomará posse no próximo dia 28 na Academia Brasileira de Letras (ABL), atingiu seu objetivo em apenas uma semana.

A boa notícia foi confirmada na tarde desta terça-feira, 18, pelo presidente da ANL, Diógenes da Cunha Lima. “Foi uma campanha vitoriosa que mostra a importância de valorizar a cultura e as personalidades do nosso Estado. Será o 4º potiguar a ingressar na ABL em 120 anos de história, com muita alegria vamos comunicar a João Almino”, explicou Diógenes.
A campanha contou com o apoio de empresários e intelectuais do Rio Grande do Norte com renome nacional, como Marcelo Alecrim e Gaudêncio Torquato, esse último sócio de honra da ANL.
“Tivemos grandes figuras do nosso estado que nos prestigiaram como Flávio Rocha, do grupo Riachuelo, um dos maiores doadores, Pedro Alcântara, grupo Três Corações e Marcelo Alecrim, da ALE, que com gestos solidários compreenderam a importância para o Rio Grande do Norte”, explicou Diógenes.
Um dos idealizadores da campanha, Gaudêncio Torquato, destacou o nobre gesto dos empresários potiguares.
“Flávio Rocha, mais uma vez mostrou grandeza cívica e sentimento de solidariedade com seu gesto de colaborar de maneira forte para prestigiar um potiguar que ganha o maior galardão do país na área das letras! Muito obrigado por sua magnanimidade! Merece os aplausos dos potiguares! Marcelo Alecrim e Pedro Alcântara também integram essa corrente de solidariedade que os torna merecedores do nosso reconhecimento”, afirmou Gaudencio Torquato.
Diógenes também agradeceu o apoio do Portal No Ar na realização e divulgação da campanha. “Agradecemos ao Portal No Ar por estar junto conosco nesta campanha, com certeza uma ajuda imprescindível para o sucesso em poucos dias”, destacou Diógenes.
A posse de João Almino está marcada para o dia 28 de julho. Ele irá ocupar a cadeira de número 22 que pertencia a Ivo Pitanguy. A roupa oficial da Academia é feita de sarja inglesa na cor verde escura e tem ramos de café bordados com fios de ouro, o que justifica parte do alto custo da vestimenta.
Quem é João Almino?
Nascido em 1950 em Mossoró (RN), o embaixador João Almino é autor de seis romances, bem recebidos pela crítica e com histórias ambientadas em Brasília. Entre eles, As Cinco Estações do Amor (2001), vencedor do Prêmio Casa de Las Americas de 2003, e Cidade Livre (2010), finalista dos prêmios Jabuti e Portugal-Telecom. Escreveu ainda ensaios literários e parte de sua obra de ficção está traduzida para o inglês, francês, espanhol, italiano e outras línguas.
Mestre em sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) , João Almino é também autor de ensaios de filosofia política e de história. Os livros Os Democratas Autoritários (1980), Era uma Vez uma Constituinte (1985), A Idade do Presente (1985), O Segredo e a Informação (1986) e Naturezas Mortas (2004) são considerados referência para estudiosos da democracia e do autoritarismo.
O embaixador João Almino foi diretor do Instituto Rio Branco, a escola de formação dos diplomatas brasileiros. Ele lecionou também na Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) e nas universidades de Berkeley, Stanford e Chicago, nos Estados Unidos, e defendeu tese de doutorado em história comparada das civilizações contemporâneas em 1980 pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris, sob a direção do filósofo Claude Lefort.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista