Sem categoria 16/08/2014 04:19

Expansão da economia depende do crescimento da indústria, diz pesquisa

Por fatorrrh_6w8z3t

Pesquisa do IBOPE Inteligência para a Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que 90% da população brasileira acredita que a expansão da economia depende do crescimento da indústria e 87% concordam que ter uma indústria forte deve ser prioridade para o país.
Segundo a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira – A indústria brasileira na visão da população, 33% consideram que a indústria – de transformação e extrativa – é o setor de atividade mais importante do país.
Em seguida vem a agricultura, com 17%, a construção, o comércio e a administração pública, com 10% cada. Os demais setores somam 20%. Do total de entrevistados, 71% não trabalham nem trabalharam na indústria.
Apesar de reconhecer a importância do setor, 57% da população concorda que a indústria está perdendo espaço para outros setores da economia. Para 82% a indústria brasileira é prejudicada pela concorrência com os produtos importados.
O sistema tributário (36%), a falta de trabalhadores qualificados (28%), a tecnologia existente e a logística e infraestrutura de transportes (21% cada) são apontados como os principais aspectos que colocam o Brasil em pior situação em relação a outros países.
Ainda que perdendo espaço para outros setores, a população está otimista com o futuro da indústria.
Quase metade dos entrevistados (46%) acredita que a indústria brasileira estará mais forte nos próximos cinco anos. Para 51%, a prioridade no sentido de tornar a indústria brasileira mais competitiva no mundo deve ser o investimento na melhoria da qualidade da educação.
A redução da inflação e da carga tributária são apontadas por 34% e 18%, respectivamente.
De acordo com o estudo, a indústria é a atividade mais desejada para a criação de empregos. Confrontados com uma situação hipotética de que a cidade em que residem iria receber um novo empreendimento que criasse mil empregos, 40% dos entrevistados apontam o setor industrial como o preferido.
O percentual é bem superior ao do setor comercial, que ocupa o segundo lugar, escolhido por 13% dos brasileiros.
Em seguida aparecem a construção (11%), a agricultura/pecuária (9%) e a administração pública (8%). Somando o resultado da indústria com o da construção, o percentual é de 51%.
O setor também aparece em primeiro lugar quando as pessoas apontam a atividade mais desejada para iniciar a carreira profissional. Para 23%, a prioridade é o emprego na indústria, seguida pela administração pública (18%).
A pesquisa mostra também que 95% da população acredita que a indústria é importante ou muito importante para a criação de empregos. Um total de 60% concorda que as indústrias pagam melhores salários se comparadas a outros setores. Ainda nesse sentido, 74% concordam com a possibilidade de encorajar seus filhos a buscar uma vaga na indústria.
Sobre a pesquisa
Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 141 municípios entre os dias 14 e 17 de março de 2014. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais sobre os resultados observados para o total da amostra, com nível de confiança de 95%.
Deu no Ibope

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista