Sem categoria 16/06/2014 17:32

Nas eleições majoritárias, o PT é o partido mais rejeitado de Natal

Por fatorrrh_6w8z3t

Deu no Portalnoar
Por Dinarte Assunção
Uma consulta aos dados estatísticos do Tribunal Superior Eleitoral revela que o Partido dos Trabalhadores é a legenda que nunca ganhou uma eleição majoritária em Natal.
Desde a redemocratização do País, oito eleições foram realizadas para definir o prefeito de Natal. Em todas, o PT participou. E de todas saiu derrotado.
Em 2012, o natalense preferiu levar para o segundo turno Carlos Eduardo Alves (PDT) e Hermano Morais (PMDB). Naquele ano, Fernando Mineiro ficou em terceiro lugar.
Quatro anos antes, a jornalista Micarla de Sousa bateu a deputada federal Fátima Bezerra ainda no primeiro turno. Então candidata do PV, Micarla atingiu 193.195 votos, contra 139.946 da petista.
Em 2004, deu Carlos Eduardo no primeiro turno. Dessa vez, o PT ficou em quarto lugar. Também representado pela deputada federal Fátima Bezerra, o partido alcançou apenas 27.331 votos, creditados para Fátima Bezerra.
Luiz Almir (112.403) e Miguel Mossoró (67.065) ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
No último ano do século XX, o PT foi ao segundo turno com a deputada Fátima Bezerra mais uma vez. Ela alcançou 127.531 votos, insuficientes diante dos 136.396 natalenses que optaram por Wilma de Faria.
As circunstâncias foram as mesmas de 1996. Também nesse ano, Wilma bateu Fátima, em primeiro turno, por 92.244 votos a 74.444.
Em 1992, 1988 e 1985 o Partido dos Trabalhadores repetiu as derrotas. Na primeira eleição após a redemocratização, a disputa ficou entre Garibaldi Alves Filho (vencedor) e Wilma de Faria.
Três anos depois, Wilma venceu Henrique Alves. Já em 1992, a disputa ficou entre o sanitarista Aldo Tinôco e Henrique Alves.
A reportagem procurou os principais nomes do PT em Natal para repercutir o assunto. Envolvido com a situação de Mãe Luiza, o deputado Fernando Mineiro declarou que esse não é o momento para tratar desse assunto.
A deputada federal Fátima Bezerra não foi localizada.
O vereador Hugo Manso falou.
“As pesquisas dizem que o PT é o mais popular do Brasil. Há rejeição a Henrique Eduardo que perdeu duas vezes. Só perde se concorrer. Ele não perdeu mais porque não concorreu mais. Saímo-nos muito bem. Nossa avaliação é que o PT é muito bem avaliado. O que define rejeição é pesquisa científica”, disse.
Segundo o entendimento do vereador, para mensurar a rejeição é preciso recorrer a pesquisas.
“Você pergunta, qual o partido mais rejeitado, qual o jornalista que você não lê ou qual o candidato em que você não votaria. Aí sim, você obtém um índice de rejeição. Fora disse é achismo”.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista