Sem categoria 10/06/2014 05:00

CIA abre conta no Tweet e no Facebook

Por fatorrrh_6w8z3t

“Não podemos confirmar ou tampouco negar que este seja nosso primeiro tweet.” Com este trocadilho, a CIA – a agência central de inteligência americana – abriu sua conta oficial no Twitter.
E também uma página no Facebook.
Inaugurada na sexta, 6, a conta do Twitter já tem mais de 580 mil seguidores e o post em questão já foi retuitado mais de 278 mil vezes.
O segundo tweet, “Obrigado pelas boas vindas! Estamos ansiosos por compartilhar ótimo conteúdo #sigiloso com vocês”, também foi um sucesso, com 13,7 mil retuitadas 15,4 mil curtidas.
O primeiro tweet faz piada com a resposta padrão da CIA há muitos anos, quando questionada por jornalistas a respeito de informação secreta.
A expressão “Não podemos confirmar ou tampouco negar” (“we can neither confirm nor deny”, em inglês) ficou historicamente conhecida como “A resposta Glomar”.
Remete a uma operação secreta da agência envolvendo a remoção de um submarino nuclear russo encalhado em águas do fundo do Pacífico, em 1974.
No Facebook, a CIA já conta com 34 mil fãs. Na rede de Zuckerberg, a agência começou a publicar conteúdo mais “sério”.
Incluindo um post em homenagem aos 70 anos do Dia D e uma extensa lista de regras de comentários e moderação. A entidade também abriu contas no YouTube e no Flickr.
A atitude é emblemática em tempos nos quais o governo americano enfrenta fortes questionamentos sobre seus serviços de inteligência. Suas outras principais agências, o FBI e a NSA – protagonista das polêmicas envolvendo os dados vazados por Edward Snowden – já possuíam suas respectivas contas.
Deu no Meio&Mensagem

Ricardo Rosado de Holanda



-

Descrição Jornalista