Sem categoria 24/05/2014 09:18

Cardozo diz que forças de segurança estão prontas para a Copa

Por fatorrrh_6w8z3t

Em entrevista concedida para os correspondentes estrangeiros, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, assegurou que as forças de segurança do País estão “totalmente preparadas” para a realização da Copa do Mundo de Futebol.
Segundo ele, mesmo que haja greve na Polícia Federal ou em qualquer outro segmento policial, o plano de segurança da Copa não será afetado, já que o governo tem um plano alternativo.
Cardozo disse que “não acredita” que ocorram manifestações durante da Copa, nas proporções das que aconteceram em junho do ano passado, antes e durante a Copa das Confederações.
Mas avisou que, se por acaso elas ocorrerem, o País estará preparado para qualquer situação.
Ao descartar a possibilidade de greve dos policiais federais, que fizeram ameaças e paralisações durante as últimas semanas, o ministro José Eduardo Cardozo declarou: “não existe ameaça de greve de toda a PF, existe especificamente uma negociação em curso de uma categoria de agentes da PF e acho que haverá entendimento nos próximos dias.
Mesmo que o acordo não seja feito, há decisões claríssimas do Supremo Tribunal Federal dizendo que greve é ilegal. Portanto, não vemos a menor possibilidade de agentes da PF virem a transgredir uma ordem do STF”.
Cardozo apelou ainda para o espírito público dos policiais, citando que eles têm um “forte comprometimento” com o País.
Cardozo reiterou por diversas vezes que “não acredita” na possibilidade efetiva de greve pelos policiais federais.
“Se, por ventura, que não creio que ocorrerá, houver greve de algum segmento policial, seja Polícia Federal ou qualquer outro, temos totais condições alternativas de dar resposta para que não tenhamos nenhum problema”, advertiu.
Sobre os problemas que houve na Copa das Confederações, quando ocorreram confrontos entre policiais e manifestantes, o ministro da Justiça disse que problemas como esses “não deverão se repetir”.
Segundo ele, agora, “as forças estão mais treinadas e mais capacitadas para evitar que abusos possam ocorrer”.
Deu na Agência Estado

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista