Sem categoria 20/05/2014 10:02

Gestão de pessoal no Ministério Público é "o samba do crioulo doido"

Por fatorrrh_6w8z3t

Deu no Portalnoar
Por Redação
Considerada o defensor da lei e da moralidade, o Ministério Público gosta de cobrar organização e o cumprimento de normas nas gestões públicas. Imaginem então se alguém comparasse a gestão de pessoas do MP no Rio Grande do Norte como um “samba do crioulo doido”?
E se esse “alguém” fosse o atual procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis? Pois é. Foi exatamente isso que ele afirmou, justamente, frente ao Conselho Nacional do MP.
A declaração foi dada durante o julgamento, no CNMP, de um processo em que o colégio de procuradores do MPRN acusava o PGJ de descumprir um acordo firmado, ao exonerar uma servidora indicada por uma procuradora para o cargo de assessor ministerial do gabinete dela.
A causa poderia render contra Rinaldo Reis a abertura de um processo administrativo disciplinar (PAD). Por isso, a declaração pode ser interpretada quase como uma tentativa – desesperada – de se eximir da responsabilidade e escapar do tal processo, que poderia resultar até na perda do cargo.
Até porque, ao retratar a desorganização do setor, Rinaldo Reis poderia explicar o porquê permitiu que a procuradora, Tereza Cristina Cabral de Vasconcelos Gurgel, indicasse o nome de sua assessora ministerial e, pouco depois, exonerou a escolhida, alegando que ela havia sido novamente convocada pela Promotoria de Defesa do Consumidor, lugar onde ela originalmente estava lotada.
“Nossa gestão de pessoas era um samba do crioulo doido”, afirmou Reis, dizendo em seguida, com um riso na boca: “espero que não esteja me ouvindo no Rio Grande do Norte”.
Além de “torcer” que ninguém no RN estivesse assistindo – não contava que o portalnoar.com acompanhasse pela internet a sessão – o PGJ também ressaltou que “estamos tentando organizar isso”, ou seja, os recursos humanos do Ministério Público potiguar.
De fato, com a explicação, Rinaldo Reis não escapou de ter a exoneração da servidora anulada, mas se livrou do PAD. Porém, expôs de maneira perigosa o MP potiguar.
Afinal, a declaração mostra que há desorganização interna, justamente, dentro de um órgão que tanto cobra cuidados e organização no poder público, principalmente, no que diz respeito ao quadro de pessoal.
Gestão Rinaldo Reis
O atual procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, assumiu o cargo ainda no primeiro semestre de 2013, substituindo o ex-PGJ Manoel Onofre de Souza Neto.
Atualmente responsável pela Promotoria da Criança e do Adolescente, Manoel Onofre ficou no cargo de 2009 até o ano passado.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista