Sem categoria 26/04/2014 08:16

As marcas mais fortes

Por fatorrrh_6w8z3t

POR ROSEANI ROCHA
Do Meio & Mensagem

Dois rankings foram revelados nesta sexta-feira 25 pela BrandAnalytics, empresa da Millward Brown Optimor, o Marcas Brasileiras mais Valiosas 2014 e o Marcas Mais Fortes do Brasil 2014. Skol e Google foram, respectivamente, as líderes das duas avaliações.
O Google recebeu o aval dos consumidores em uma pesquisa realizada com 2.800 pessoas e empurrou a Coca-Cola para a vice-liderança, na avaliação das marcas mais fortes. “É assustador”, definiu Flavia Simon, diretora de marketing e consumo do Google, sobre o fato de a empresa ser uma adolescente de 15 anos, com apenas oito anos de Brasil, e atingir tal reconhecimento este ano.
A executiva destacou o privilégio de poder trabalhar em uma empresa cujo presidente (Larry Page) faz afirmações como “se você não está fazendo alguma coisa muito louca, não está fazendo a coisa certa”. Ninguém na companhia de tecnologia, segundo ela, é punido porque erra, desde que comunique os riscos do que esteja desenvolvendo.
Ela também relatou a dificuldade em desenvolver o marketing para uma companhia com esse perfil, afinal, o consumidor não quer saber da tecnologia por trás do produto ou serviço, mas dos benefícios entregues por eles. “Hoje, temos muito cuidado em desenvolver produtos reais e não prometer além da conta. Já erramos com isso no passado”, afirmou Flavia.
O evento de divulgação das marcas foi permeado por palestras de Oscar Yuang, vice-presidente da Millward Brown Optimor, sobre “Como construir marcas valiosas em contextos de um consumidor consciente”; David Roth, CEO da The Store WPP, sobre “China and Brazil Dream”;
Ana Ferrel, diretora de branding e comunicação de O Boticário, que falou sobre “Beleza que inspira, atitudes que transformam”; e Andrea Napolitano, diretora de marketing e desenvolvimento de marcas da BRF, que retomou o histórico de construção de valor da marca, presente no mercado brasileiro há 80 anos e que tem crescido também no mercado externo, em regiões como o Oriente Médio.
Confira abaixo as 10 maiores marcas em cada um dos rankings.
Mais valiosas:
1. Skol (US$ 7 bilhões)
2. Bradesco (US$ 4,1 bilhões)
3. Brahma (US$ 3,5 bilhões)
4. Itaú (US$ 3,3 bilhões)
5. Petrobras (US$ 3,2 bilhões)
6. Sadia (US$ 2,4 bilhões)
7. Natura (US$ 2,2 bilhões)
8. Antarctica (US$ 1,14 bilhão)
9. Ipiranga (US$ 1.11 bilhão)
10. Bohemia (US$ 1 bilhão)
Mais fortes:
1. Google
2. Coca-Cola
3. Facebook
4. Omo
5. Johnnie Walker
6. Trident
7. Colgate
8. Oral B
9. McDonald’s
10. Natura

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista