Sem categoria 23/04/2014 12:07

Tropas federais para a eleição de Mossoró

Por fatorrrh_6w8z3t

Deu no Portalnoar

Por Leonardo Dantas

A incerteza no movimento grevista das polícias Civil e Militar no Rio Grande do Norte gerou receio nos juízes eleitorais de Mossoró, que solicitaram ao Tribunal Regional Eleitoral, na terça-feira (22), o envio de “pedido de disponibilização de Tropa Federal” para acompanhar a eleição municipal suplementar, no dia 4 de maio.

Os grevistas suspenderam a paralisação ainda na terça-feira, após 12 horas de greve e negociação com o Governo do Estado. Contudo, os juízes da 33ª e 34ª zonas eleitorais, José Herval Sampaio Júnior e Ana Clarisse Arruda não estão seguros com a atual situação da Segurança Pública no Estado.

No ofício conjunto, os magistrados solicitam “que seja encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral, com a máxima urgência pedido de disponibilização de Tropa Federal”.

Como argumento, consta ainda no documento, “o pleito se justifica pelo fato de que há uma paralisação iminente da tropa da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, responsável pelo policiamento ostensivo, (…) sendo confirmada a sobredita paralisação e a sua extensão até o dia do pleito, poderá haver grave comprometimento da ordem pública em face da grande movimentação de eleitores no município”.

Outro motivo de preocupação externado no ofício diz respeito ao atual clima encontrado na cidade por causa da eleição. “(…) é sabido que a Nova Eleição neste Município está se desenvolvendo em clima de intensa rivalidade entre os grupos que disputam, o que pode vir a gerar conflitos entre militantes e simpatizantes, ou mesmo entre eleitores, na véspera e dia do pleito, o que reforça a necessidade da atuação preventiva dos Juízes responsáveis pela Eleição, em antecipar eventuais problemas de policiamento, garantindo, assim que seja disponibilizada a força policial necessária para manutenção da regularidade e normalidade da votação”.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista