Sem categoria 23/01/2014 10:45

Os bancos que receberam o maior número de reclamações

Por fatorrrh_6w8z3t

Em dezembro, o HSBC foi novamente o banco grande – com mais de um milhão de clientes – com maior índice de reclamações no ranking mensal das instituições financeiras mais reclamadas do Banco Central (BC).
O Societe Generale liderou as queixas entre os bancos médios – com menos de um milhão de clientes -, assim como em novembro.
Dentre os grandes, o Santander se manteve na segunda posição, o Banco do Brasil permaneceu na terceira e a Caixa continua no quinto lugar. E o Itaú, que no mês passado era o quarto banco mais reclamado, foi substituído pelo Banrisul e não aparece mais nas cinco primeiras posições da lista.
Entre os bancos médios, o BNP Paribas, que estava na quinta posição em novembro, passou para a segunda; o Bonsucesso passou do segundo lugar para o terceiro; o BMG, que era o terceiro mais reclamado em novembro, agora ocupa a quarta posição; e o Panamericano caiu do quarto para o quinto lugar.
Para elaborar o ranking, o BC recebe as queixas dos clientes e analisa se houve descumprimento das normas do Conselho Monetário Nacional (CMN). Dessa forma, o ranking considera apenas as reclamações procedentes.
Os dados usados relacionam o número de queixas recebidas pelo banco com o número de clientes para verificar qual deles tem o maior índice relativo de reclamações. Assim, evita-se que alguns bancos apareçam sempre no topo do ranking por causa do maior número de clientes.
Veja a seguir os resultados do ranking de dezembro:
Bancos grandes – mais de um milhão de clientes
Em dezembro foram registradas 1.670 reclamações procedentes entre os bancos grandes, 339 queixas a menos do que em novembro.
As principais queixas foram sobre a prestação de serviços relacionados à prestação do serviço de conta-salário de forma inadequada e a realização de débitos em conta sem autorização do cliente. Abaixo de cada tabela estão relacionados os tipos de reclamação mais recorrentes.
1º Lugar: HSBC**

Reclamações procedentes 127
Número de clientes 5.885.959
Índice* 2,15

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.
**Trata-se do Conglomerado HSBC, que inclui HSBC Finance Brasil Banco Múltiplo e HSBC Bank Brasil Banco Múltiplo.
Principais reclamações (em ordem decrescente): 
prestação de serviço de conta-salário de forma irregular;
esclarecimentos de dúvidas de forma incompleta ou incorreta;
e problemas no encerramento de conta.
Deu na Exame

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista