Sem categoria 09/01/2014 14:52

Adeus a um querido amigo

Por fatorrrh_6w8z3t

” Choro a partida de um querido amigo.
Comovido, dou meu adeus a um grande Homem Público.
Conheci João em tempos idos, naqueles tempos em que a força do caráter propulsionava a representação política.
Eram tempos de valores imanentes a quem se investia de um mandato popular.
Valores que nele distingui, em memoráveis conversas, em tempos de luta política – inesquecível campanha ao governo do Estado em 1986 –  e em momentos mais recentes.
Solidariedade, companheirismo, lealdade, valor à família, dedicação à causa pública, senso do dever, capacidade de realização, motivação, amizade.
João, todo tempo, mesmo nas horas mais tensas, parecia vestir o manto da serenidade, da harmonia, do equilíbrio. Era um gentleman, como diriam os ingleses.
Passa por esta Vida deixando a marca da luta, da resistência, da determinação em mostrar a lisura de comportamentos e atos, ele que foi, sim, uma figura injustiçada.
Jamais conseguirão empanar a moldura de grandeza que insere João Faustino na Galeria dos Homens de Bem. Dos Homens em Paz com sua Consciência. Dos Homens que serão sempre lembrados por traduzirem virtudes e valores da Política.
João está no rol dos caracteres de excelência. Deles assim fala o genial escritor José Ingenieros:
– Os caracteres excelentes ascendem à própria dignidade, nadando contra todas as correntes baixas, a cujo refluxo resistem com energia.
– É fácil distingui-los, imediatamente, em face de outros, pois não se desvanecem nessa névoa moral em que os medíocres se descoloram. Sua personalidade é toda brilho e aresta:
FIRMEZA E LUZ, COMO CRISTAL DE ROCHA!
– Nunca se obstinam no erro, não traem, nunca, a verdade. Ignoram o impudor da inconstância e a insolência da ingratidão. Vão contra os obstáculos e enfrentam as dificuldades. São respeitosos na vitória e se dignificam na derrota: como se, para eles, a beleza estivesse na liça, e não, no resultado. Sempre, invariavelmente, olham para o alto e para longe.
– Por causa deles, a Humanidade vive e progride.
As minhas sinceras Homenagens.
O meu abraço a Sônia, sua inseparável companheira, no querido sobrinho e nas queridas sobrinhas.
O meu abraço amigo”
Gaudêncio Torquato
São Paulo, 9 de janeiro de 2014, 12;15 horas.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista