Sem categoria 19/12/2013 09:13

PT defende candidatura própria em Mossoró

Por fatorrrh_6w8z3t

Deu no Portalnoar
Por Ciro Marques
O PT mudou de opinião de 2012 para cá, consequência do entendimento que tem com relação ao PSB. O deputado estadual Fernando Mineiro, uma das lideranças petistas no RN, não.
Ele continua acreditando que a candidatura própria do PT é a melhor opção neste pleito suplementar que ocorrerá em fevereiro do próximo ano, após a cassação da prefeita Cláudia Regina (DEM) e do vice, Wellington Rocha (PMDB).
“Defendi a candidatura própria em Mossoró nesse entendimento que você precisa ter ousadia para lançar novas candidaturas e criar referências na sociedade para além das que temos. Lá era um momento em que o nome do professor Josivan, que via como com grande potencial. Teve o acordo, muito em função, do acordo com o PSB nacional”, analisou Mineiro.
Em 2012, o PSB conseguiu pressionar a Executiva Nacional do PT para que o Diretório Municipal do partido desistisse da candidatura própria, naquela época encabeçada pelo ex-reitor da Ufersa,
Josivan Barbosa, para apoiar Larissa Rosado. Para isso, os peessebistas utilizaram a manutenção da sigla na base aliada da presidente Dilma Rousseff, do PT, como forma de barganha.
Hoje, a situação é diferente. O PSB lançou a pré-candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. E, dessa forma, separou o partido do projeto do PT de reeleição da presidente Dilma no próximo ano. Com isso, inclusive, os petistas tem até vetado alianças entre as duas siglas visando as eleições estaduais de 2014.
E se a situação do PT e PSB mudou, o entendimento de Mineiro não. No ano passado ele foi defensor da candidatura própria (a deputada federal Fátima Bezerra era contrária, queria a união com o PSB) e, agora, continua com o mesmo entendimento.
“A situação é outra e o PT de Mossoró é quem decide, mas gostaria muito de ver candidatura própria em Mossoró. O momento é outro e acho que não terá pressão nacional para repetir a aliança. Então, vai depender do PT de lá”, acrescentou o parlamentar.
Fernando Mineiro, no entanto, preferiu não falar sobre a possibilidade de relançar o ex-reitor da Ufersa como candidato. “Não é questão de nome A ou nome B. Eu acho que Mossoró pode vir a ser o epicentro de muita confusão política”, acrescentou.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista