Sem categoria 28/11/2013 04:39
Fifa diz como protegerá as marcas dos patrocinadores
A Federação Internacional de Futebol (Fifa) apresentou ontem (27) na capital fluminense o programa de proteção às marcas patrocinadoras da Copa do Mundo de 2014, que será realizada em junho no Brasil.
O objetivo é evitar que empresas não patrocinadoras se apropriem dos direitos comerciais e de marketing da entidade durante a competição.
De acordo com o líder do grupo de proteção às marcas da Fifa, Auke-Jan Bossenbroek, as empresas que não são parceiras procuram se beneficiar do enorme interesse e da grande visibilidade da Copa do Mundo para divulgar um produto ou serviço por meio de uma associação comercial não autorizada, conhecida como marketing de emboscada.
“Essas atividades de marketing não autorizadas podem ser diretas ou indiretas. A direta acontece quando uma marca tenta se vincular diretamente ao evento, seja por meio de anúncios comerciais ou de promoções, como a distribuição de ingressos, o uso das denominações da competição, entre outros.
A associação indireta busca obter uma associação com o evento sem estabelecer um vínculo direto, muitas vezes pela implementação de campanhas criativas que visem a estabelecer ligação com a competição”,explicou Bossenbroek.
Segundo consultor do departamento Jurídico da Fifa no Brasil, Vicent Rosenfeld, durante os jogos da Copa haverá uma área de restrição comercial no entorno dos estádios e dos locais oficiais do evento, onde será proibida a circulação de trabalhadores informais, cambistas e práticas de marketing de emboscada.
“Estamos aqui para esclarecer algumas questões em relação ao programa de proteção às marcas da Fifa.
“Os comerciantes regulares localizados no entorno do estádio poderão vender seus produtos normalmente, inclusive de empresas concorrentes. Os torcedores poderão consumir o que quiserem. O que nos preocupa são as atividades orquestradas com o objetivo de promover marcas que não sejam parceiras da Fifa”, disse.
De acordo com o site da Fifa, cerca de 93% da renda da entidade, durante o período de 2007 a 2010, sairam de receitas relacionadas a eventos.
O maior foi o que teve maior arrecadação: a Copa da África do Sul 2010, que atingiu US$ 2,408 bilhões dos US$ 2,448 bilhões obtidos pela Fifa por meio da venda de direitos televisivos, e US$ 1,072 bilhão de US$ 1,097 bilhão de direitos de marketing.
Deu na Agência Brasil
Descrição Jornalista
Médico revela quantidade ideal de banhos por semana para quem tem mais 60 anos e faz um alerta
06/07/2025 11:14 2193 visualizações
Reunião na Governadoria alinha estratégias para implantação da Escola Nacional de Turismo no RN
03/07/2025 04:49 810 visualizações
Obra em apartamento: que alterações exigem aprovação do condomínio?
04/07/2025 10:42 664 visualizações
Oito partidos vão ao STF para garantir derrubada dos decretos que aumentam o IOF
04/07/2025 09:06 656 visualizações
Lula sugere que Trump se sentiu ameaçado por BRICS e criação de uma nova moeda
11/07/2025 09:05 643 visualizações
Trump volta a defender Bolsonaro nas redes sociais: “Caça às bruxas!!!”
09/07/2025 10:20 640 visualizações
Câmara dá aval ao TCU para investigar viagem antecipada de Janja à Rússia
03/07/2025 09:55 617 visualizações
Quatro times já estão classificados para a Copa do Mundo de Clubes de 2029: veja lista
14/07/2025 07:14 605 visualizações
Festival Gastronômico de Martins é aberto com apoio do Governo do RN
12/07/2025 11:10 605 visualizações
Alemanha e França instam UE a negociar com EUA após anúncio de tarifas de Trump
13/07/2025 06:59 558 visualizações